Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Normas da Safra 2016

A safra da uva 2015-2016 está iniciando. Para o bom andamento da mesma, seguem alguns lembretes importantes:

Normas da Safra 2016
A safra da uva 2015-2016 está iniciando. Para o bom andamento da mesma, seguem alguns lembretes importantes:
a) A uva transportada para fins industriais, na zona de produção, deverá ser acondicionada em caixas de plástico de 20kg ou em lonas atóxicas.
b) Toda carga deverá ser acompanhada pela nota do Talão de Produtor e Cadastro Vitícola 2015.
c) É obrigatório o uso de coberturas atóxicas para proteção da uva.
d) A uva transportada para fins industriais, fora da zona de produção, deve ser acondicionada em caixas de plástico, com capacidade máxima de 20kg, peso líquido, contendo orifícios laterais para o arejamento do produto.
e) A determinação do grau glucométrico (teor de açúcar em grau Babo) deverá ser feita no prazo máximo de três horas após a chegada da uva dentro do horário de trabalho da indústria, respeitando agendamento.
f) Toda a indústria vinícola fará constar na nota de entrada da uva o número atualizado do cadastro da propriedade vitícola.
g) A remuneração da safra se dará conforme acerto entre as partes – viticultor e estabelecimento processador – tendo como parâmetro as Normas Específicas de Uva Industrial – Safra 2015-2016, da Conab/MOC.
h) O acerto de contas entre viticultor e estabelecimento processador será realizado no máximo até 30 de junho do corrente ano.
Qualquer dúvida que os viticultores tenham em relação à Safra 2015-2016 devem entrar em contato com o STR.

Previdência Social
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, após anúncio da presidente da República de realizar em 2016 a reforma da previdência, manifesta sua preocupação perante possíveis alterações na legislação previdenciária. Após ter sido realizada manifestação por meio de documentos e reuniões em Brasília com a Contag e ministros no final de 2015, tendo por objetivo pressionar o governo em não realizar alterações na previdência, muitas das propostas de mudanças na legislação não entraram em discussão.
Porém, o ano de 2016 começa com muita preocupação, onde o governo federal quer realizar a Reforma Previdenciária, afetando muitos dos direitos já conquistados pela classe trabalhadora do país, em especial, aos agricultores, entre eles a idade mínima para se aposentar. O STR tem uma preocupação muito grande sobre essas possíveis alterações na lei previdenciária e não concorda com essas mudanças uma vez que prejudicam os interesses dos agricultores e fere direitos conquistados. Diante de tais impasses e incertezas, alertamos os associados que fiquem atentos e mobilizados que a qualquer momento poderão ser chamados para mobilizações no Estado e país. Não podemos perder nossos direitos conquistados.