Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Mobilização contra a reforma da Previdência

As mudanças nas regras previdenciárias foram aprovadas por uma comissão especial da Câmara, mas o plenário da Casa ainda precisa analisar as propostas.

Mobilização contra a reforma da Previdência
Depois de barrar no plenário da Câmara dos Deputados o prosseguimento da segunda denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, o governo federal deverá retomar as articulações em torno da reforma da Previdência. A intenção foi manifestada pelo próprio ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que era um dos alvos da acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR). A hora é de reforçar a mobilização, porque o governo vai vir com força total, contando com o apoio da base que o salvou do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Inclusive o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também manifestou apoio à colocação da proposta em pauta.
A reforma foi enviada pelo governo em dezembro do ano passado. As mudanças nas regras previdenciárias foram aprovadas por uma comissão especial da Câmara, mas o plenário da Casa ainda precisa analisar as propostas. A sociedade precisa estar alerta, sair da apatia, porque as alterações que o governo está querendo fazer são muito prejudiciais e vão atingir os trabalhadores que recebem menores salários, as mulheres e os agricultores familiares. A pressão sobre os deputados da base deve ser retomada pelas entidades sindicais e novas mobilizações e protestos na rua não são descartados. Portanto, alerto os trabalhadores rurais que fiquem atentos, pois a qualquer momento podemos convocá-los para novas mobilizações.

23ª Festa dos Aposentados
A 23ª Festa dos Aposentados de Flores da Cunha e Nova Pádua ocorrerá no dia 9 de dezembro. A programação está sendo preparada pela equipe do STR e conta com as seguintes atividades:
10h30min – Missa de ação de graças na Igreja Matriz de Flores da Cunha.
11h30min – Mensagem aos aposentados.
12h – Almoço de confraternização no salão paroquial.
À tarde – Reunião dançante com Giseli e Nilson e sorteio de prêmios da Campanha 2017.
Os ingressos podem ser adquiridos junto aos líderes comunitários a partir do dia 14 de novembro, ou nas sedes do STR em Flores e Nova Pádua. Lembro que os ingressos são limitados, portanto, não deixe para última hora para adquirir o seu.