Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Mercado para produtos da agricultura familiar

Acontece hoje, dia 22 de fevereiro, no bloco H da Universidade de Caxias do Sul, o seminário regional de Acesso ao Mercado dos Produtos da Agricultura Familiar.

Acontece hoje, dia 22 de fevereiro, no bloco H da Universidade de Caxias do Sul, o seminário regional de Acesso ao Mercado dos Produtos da Agricultura Familiar. O objetivo é instruir produtores, gestores municipais e associações sobre as formas de acesso aos mercados, apresentar experiências de sucesso na compra e venda de alimentos por meio dos diversos programas de aquisição de alimentos do governo federal e ampliar o consumo de produtos da agricultura familiar.
Devem participar o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o governador do Estado, Tarso Genro; e o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, além de outras autoridades e lideranças. A promoção é da Comissão Agropecuária do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede).
Seminário da agroindústria familiar
O STR, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Flores da Cunha e o escritório da Emater-RS promovem no dia 16 de março o 2º Seminário da Agroindústria Familiar. O evento ocorre paralelamente à Feira Regional da Agroindústria Familiar e Mostra Flores e será realizado no auditório do STR.
O objetivo é o de transmitir informações e instruções aos produtores rurais do município e da região sobre novas formas de agregar valor ao produto e de acessar ao mercado. Os interessados em participar do evento podem se inscrever com antecedência junto ao STR ou no dia do evento. O cadastro é gratuito. O Seminário ocorre das 8h30min ao meio-dia, com visita à exposição agroindustrial no Parque da Vindima.
Negociação entre EUA e Europa
Os Estados Unidos e a Europa estão negociando um acordo de livre comércio. Essa iniciativa estabelecerá a maior região de comércio do planeta, que responderá por 50% de toda a produção e 30% das trocas de bens e serviços do mundo. Esse acordo representará uma enorme pressão sobre a economia do Brasil.
Num prazo de dois anos, todos os setores sofrerão ainda mais as consequências da globalização do livre comércio entre os países. Para a agricultura, esse acordo interfere diretamente, pois tanto os EUA como a Europa, além de subsidiar o setor primário, com esse novo acordo terão maiores ganhos de economia de escala e provocarão maior concorrência de preços com os nossos produtos agropecuários.
A estratégia dos Estados Unidos e da União Europeia é justamente pressionar os preços dos produtos e dos bens e serviços oferecidos. O Brasil também será atingido, pois tem poucos acordos internacionais. Num mundo que se regionaliza quem não tem parcerias fica prejudicado.