Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Meio Ambiente

Os países ricos estão fazendo grande esforço para manter suas economias em crescimento e, por outro lado, os países em desenvolvimento perseguem o mesmo modelo e culpam os países ricos pelo descalabro do consumo desenfreado.

Os países ricos estão fazendo grande esforço para manter suas economias em crescimento e, por outro lado, os países em desenvolvimento perseguem o mesmo modelo e culpam os países ricos pelo descalabro do consumo desenfreado. E nós também queremos ampliar o consumo de carros, tratores, eletroeletrônicos; afinal, consumir é um direito.
A temática ambiental, ao contrário do que se imagina, é um assunto antigo. A primeira conferência para tratar o assunto foi em 1949. Nos últimos 45 anos, a demanda pelos recursos naturais do planeta dobrou devido à elevação do padrão de vida nos países ricos e emergentes e ao aumento da população.
Água
Hoje a humanidade utiliza 50% da água doce do planeta. Em 40 anos utilizará 80%. A distribuição geográfica da água doce é desigual. Atualmente, 1/3 da população mundial vive em regiões onde ela é escassa. O uso de água imprópria para o consumo é responsável por 60% dos doentes do planeta. Metade dos rios do mundo está contaminada por esgoto, agrotóxicos e lixo industrial.
Mudanças
O fato é que todos querem mudanças, de preferência não mudando nada, pois qualquer coisa que se faça na área ambiental terá por consequência reflexos econômicos. E parece que ninguém quer abrir mão disso. A mudança é para os outros, não para mim.
Crescimento
O Brasil crescerá em 40% na produção agrícola até 2019. Ninguém sabe a que custo, por isso se mexeu na legislação do Código Florestal. A próxima batalha será o uso da água, que já é um problema mundial, mas no caso do Brasil não há crise – temos 12% dos recursos hídricos do mundo.
A Constituição Federal diz em seu artigo 225 que o meio ambiente deve ser cuidado para termos um ambiente “ecologicamente equilibrado”. É um dever da sociedade e do Estado, significa dizer que é um dever de todos. Será que estamos fazendo nossa parte para melhorarmos o meio ambiente ou seguimos fazendo sempre o mesmo?
Passagens gratuitas
Por iniciativa do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais, tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê a gratuidade de duas passagens para idosos nos ônibus intermunicipais e desconto de 50% no valor das demais que excederem esse limite. Esse benefício é previsto hoje no Estatuto do Idoso, porém, somente para viagens interestaduais. No Rio Grande do Sul, o que se tem atualmente no transporte público entre municípios é o desconto de 40% para aposentados com mais de 65 anos com renda igual ou inferior a três salários mínimos.