Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Manutenção dos jovens no campo

A força de atração para as cidades tem maior impacto sobre os jovens, que veem no cenário das grandes metrópoles a possibilidade de melhores condições de vida e trabalho.

Manutenção dos jovens no campo
A população mundial que vive no campo é bem menor do que a urbana. No Brasil não chega a 50%. A força de atração para as cidades tem maior impacto sobre os jovens, que veem no cenário das grandes metrópoles a possibilidade de melhores condições de vida e trabalho.
No meio rural existem mais dificuldades de acesso a serviços, já a educação, ou o aprendizado escolar, é voltado totalmente ao urbano.
O desafio maior é tornar o campo atrativo com todas as condições de infraestrutura e acesso aos meios de comunicação como internet, telefonia e energia de boa qualidade. Precisamos de políticas públicas eficazes que proporcionem renda, acesso ao mercado, assistência técnica, pesquisa para motivar os jovens a continuar no meio rural.
Os fóruns de debate, os cursos, as viagens de estudos, a capacitação e a formação voltada ao setor agrícola também são fundamentais e estratégicos para atender as demandas de forma adequada.
Os jovens precisam de investimentos pesados em educação, saúde, inovação, infraestrutura e lazer. Somente assim eles poderão exercer sua cidadania com qualidade de vida e dessa forma contribuir para o desenvolvimento do país.
Precisamos de ações práticas, caso contrário, o discurso sobre a manutenção dos jovens no meio rural será inócuo.

Mostra Flores e Feira Agroindustrial
A 7ª Mostra Flores e a 4ª Feira Agroindustrial, bem como a exposição de máquinas e o Seminário Agroindustrial, eventos realizados entre os dias 27 de fevereiro a 27 de março, atingiram seus objetivos.
Foram mais de 40 mil pessoas que visitaram os Pavilhões da Vindima e que tiveram oportunidade de adquirir os produtos, conhecer novas tecnologias de produção, ver a máquina de colher uva e a de plantar mudas de hortaliças.
A participação expressiva do público e o interesse demonstrado, principalmente pelos produtores rurais nas atividades programadas, nos motiva ainda mais a continuar organizando esses eventos, que tanto contribuem para melhorar e ampliar ainda mais seus conhecimentos.
Agradecemos a parceria da Emater, da Secretaria e do Conselho Municipal da Agricultura e da Terra do Galo Eventos, que, junto com o STR, foram os promotores de mais esse evento e que muito contribuíram para o crescimento e para o desenvolvimento do município e da região.