Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Leite

É necessário mudar a lei das falências, pois não é justo que o produtor seja o último a receber nesses casos.

Uma sequência de problemas na cadeia produtiva do leite deixou os produtores do Estado numa situação difícil e vulnerável: a indústria, com regras cada vez mais rígidas, cobradas pela inspeção sanitária, transfere o ônus para o produtor. O leite, nos últimos meses, teve seu preço depreciado em função das fraudes praticadas por um grupo de transportadoras e indústrias, que representou somente 2% do total do produto. Por outro lado, a demora do governo em resolver os problemas acarretou perda da rentabilidade e a saída de mais de 2 mil famílias da atividade. Além disso, 12 mil famílias ainda não receberam pela entrega de seus produtos às indústrias que faliram ou estão em recuperação judicial. É necessário mudar a lei das falências, pois não é justo que o produtor seja o último a receber nesses casos.
Cadastro Ambiental Rural
O Cadastro Ambiental Rural (Car) é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das Áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. O objetivo do Car é possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural. Todas as propriedades rurais devem ser cadastradas. O prazo, que acabaria em maio de 2015, foi prorrogado para maio de 2016. O Sindicato estuda junto a entidades e ao poder público como será realizado o Car.