Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Investimentos em pesquisa

Pelo tamanho da agricultura e pela sua representatividade ela não pode depender apenas do sistema público, que é muito burocrático e que não contempla todos os desafios e demandas dessa área.

Calendário ITR 2017
Em Flores da Cunha: 11/9, Travessão Carvalho; 12/9, Otávio Rocha; 13/9, São Tiago de Mato Perso; 14/9, Santa Juliana de Mato Perso; e 15/9, São Vitor de Mato Perso
Em Nova Pádua: 11/9, Travessão Barra; 12/9, Travessão Mützel; 13/9, Travessão Leonel; e 14 e 15/9, Belvedere Sonda.

Investimentos em pesquisa
A agricultura do Brasil, pela importância que representa no equilíbrio da balança comercial, pela geração de emprego e renda e pelo peso na composição do PIB nacional, precisa de mais apoio. Tanto o poder público quanto o privado precisam investir mais na pesquisa agropecuária para melhorar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio. Para isso, é preciso combater o excesso de processos burocráticos que atrapalham a inovação. Pelo tamanho da agricultura e pela sua representatividade ela não pode depender apenas do sistema público, que é muito burocrático e que não contempla todos os desafios e demandas dessa área. Por outro lado, o país investe apenas 1,8% do PIB do agronegócio em pesquisa, desenvolvimento e inovação agrícola, enquanto que em outros países, como é o caso da China, chega a ser mais do que o dobro. É preciso ampliar os investimentos nesse setor e firmar parcerias com as instituições privadas. Essa falta de investimentos provocada pela escassez de recursos públicos vem confirmar a necessidade de criar novos modelos de pesquisa para entregar ao mercado novos produtos, com mais qualidade e produtividade.

Assistência técnica
Informo que a partir do dia 11 de setembro o STR colocará à disposição dos associados o serviço de assessoria técnica para elaboração de projetos de custeio e investimento, por meio do convênio Coban. É mais uma demanda dos associados que está sendo atendida e que auxiliará e facilitará o acesso a esse importante serviço. O Sindicato está sempre atento às necessidades dos seus representados, procurando atender na medida do possível suas demandas. O atendimento gratuito será prestado pelo técnico agrícola Jair Carlin nas segundas-feiras, na parte da tarde, e nas terças-feiras durante todo o dia, na sede do STR, em Flores da Cunha. Para isso é necessário agendar horário pelo telefone 3292.7500, com Mari ou Isabella.