Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Inscrições para exposição de uvas

Informamos uma vez mais aos produtores de uvas de Flores da Cunha e Nova Pádua que continuam abertas as inscrições

Informamos uma vez mais aos produtores de uvas de Flores da Cunha e Nova Pádua que continuam abertas as inscrições para exposição de uvas para a 12ª Festa Nacional da Vindima. Os interessados poderão fazer as inscrições junto ao STR, Emater, Secretaria da Agricultura e nas subprefeituras de Otávio Rocha e Mato Perso, mediante apresentação do talão de produtor e cadastro vitícola 2010. O prazo para as inscrições encerra no próximo dia 11 de fevereiro.

Premiação

Todos os produtores que participarem da exposição de uvas receberão como premiação 10 ingressos para os pavilhões e 2 ingressos para o jantar de confraternização. Os 20 produtores que forem classificados com as melhores uvas receberão como prêmio as despesas de transporte da viagem técnica para o Chile.

Declaração de rebanho

Por solicitação da Inspetoria Veterinária, informamos a todos os produtores que a mesma estará realizando a Declaração Anual de Rebanho. Para tanto, todos os produtores deverão comparecer na Inspetoria Veterinária do município de Flores da Cunha munidos do talão de produtor e CPF. Cabe salientar que a declaração anual de rebanho é obrigatória e deverá ser realizada até o dia 30 de abril.

Energia Elétrica

Pequenos agricultores podem ganhar isenção de ICMS no pagamento das contas de energia elétrica. O projeto do governo do Estado, que é uma reivindicação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, quer reativar o benefício para quem consome até 100 Kwts por mês. Essa isenção, que era de 12% da alíquota do imposto, já existia e foi suspensa há 3 anos pelo próprio governo. É um desconto que no fim do ano faz uma grande diferença.
Estima-se que no Rio Grande do Sul, 460 mil famílias que possuem talão de produtor poderão ser beneficiadas. O projeto está sendo analisado pela Secretaria da Fazenda e deverá representar R$ 4 milhões a menos por mês de arrecadação.
O projeto, se aprovado, será mais uma conquista do Movimento Sindical que beneficiará milhares de famílias do nosso meio rural.