Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Incentivo ao suco de uva

O suco de uva recebeu mais um incentivo nos últimos dias. Por meio de decreto, haverá diminuição da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a fabricação de refrigerantes, desde que eles contenham sucos de frutas

O suco de uva recebeu mais um incentivo nos últimos dias. Por meio de decreto, haverá diminuição da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a fabricação de refrigerantes, desde que eles contenham sucos de frutas. Fora o refrigerante de cola que lidera mais da metade do mercado brasileiro, as demais bebidas são feitas à base de guaraná ou de sucos de frutas como laranja, uva, limão, abacaxi, maracujá e maçã.
Essa medida é mais uma conquista do setor e um incentivo para que as indústrias de refrigerantes utilizem mais suco de uva na formulação de seus produtos, contribuindo para o maior consumo e a consequente diminuição dos estoques de suco de uva e mostos de uva. Foram várias reuniões com autoridades governamentais para que essa mudança ocorresse. Entre elas com os ministros Pepe Vargas, Mendes Ribeiro e Guido Mantega, além do governador Tarso Genro. Este incentivo fiscal fora extinto em 2012. Outro destaque desta medida é o apelo para uma vida mais saudável – vem ao encontro do desejo do consumidor de ter produtos mais naturais.

Outros pleitos do setor
Nesta semana, nas audiências com diversos ministérios em Brasília, o setor vitivinícola, por meio de suas entidades, entre elas o STR, solicitou novamente ao governo federal medidas para o escoamento da produção, recursos para pagamento da uva pelo Empréstimo do Governo Federal (EGF) e incentivo para o Programa de Modernização do Setor Vitivinícola, entre outros pleitos. É o setor organizado em suas entidades buscando constantemente os avanços para garantir seu desenvolvimento e fortalecimento como um todo. Com o apoio do governo, e cada um fazendo a sua parte, haveremos de superar as dificuldades e vencer os desafios que temos pela frente.

Produtores de frangos
Na quarta-feira, no gabinete do prefeito de Flores da Cunha, houve uma reunião para tratar da busca de solução para os produtores de frangos que tiveram seus contratos rescindidos por uma grande empresa. Participaram da reunião o prefeito, o secretário da Agricultura, o STR e a direção de uma empresa do município. Estamos junto com o Poder Público na busca por alternativas para esses produtores de frangos que investiram altos valores em suas estruturas e hoje não têm para quem entregar a produção.

Jornada vitícola
Ainda restam vagas para os produtores de uva que desejarem participar da 14ª Jornada Vitícola. O evento será no dia 20 de junho em Fagundes Varela. O ônibus sairá às 6h da frente do STR, com retorno previsto para as 18h. Inscrições até o dia 17 de junho.