Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Importância da agricultura familiar

Temos mais de 380 mil propriedades que representam 86% de todos os estabelecimentos rurais do Estado.

Importância da agricultura familiar
A agricultura familiar é importante e estratégica na produção de alimentos. É dos agricultores familiares que provém a produção de mais de 2/3 de todo alimento consumido pela população brasileira. Isso é fundamental para o abastecimento dos mercados nacionais. A agricultura familiar responde por 70% do feijão, 58% do leite, 50% do frango e 47% do milho produzido no país. Segundo estudos e pesquisas da ONU, o Brasil será o maior exportador de alimentos do planeta. E isso só será possível graças aos agricultores familiares e do apoio do governo com programas de desenvolvimento de uma agricultura forte e sustentável.
O papel da agricultura familiar no Rio Grande do Sul também é importante e estratégico. Temos mais de 380 mil propriedades que representam 86% de todos os estabelecimentos rurais do Estado. Elas produzem 92% da mandioca, 85% do leite e 90% da uva. Isso faz com que o nosso Estado seja um dos maiores produtores do Brasil. Aqui se adota as boas práticas agrícolas que garantem a sustentabilidade do campo. Por isso, precisamos fortalecer e reconhecer a importante função dos agricultores por meio de políticas públicas de incentivo para garantir melhores condições de vida, de trabalho e de geração de renda, estimulando dessa forma sua permanência no meio rural.

Cadastro Vitícola
Calendário em Flores da Cunha
12/6, segunda-feira – Travessão Martins (Martinho).
13/6, terça-feira – São João e São Valentin.
14/6, quarta-feira – São Cristóvão e São Gotardo.
16/6, sexta-feira – Linha 60.
Calendário em Nova Pádua
12/6, segunda-feira – Travessão Divisa.
13/6, terça-feira – Travessão Barra.
14/6, quarta-feira – Travessão Mützel.

Reunião nas comunidades
12/6 – 19h30min – Travessão Curuzu.
14/6 – 19h30min – Travessão Cerro Largo, Accioli e Cerro Grande.