Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Grito de Alerta

O 10º Grito de Alerta reuniu mais de 6 mil agricultores e agricultoras familiares de todo o Rio Grande do Sul

O 10º Grito de Alerta, que aconteceu em Ijuí, reuniu mais de 6 mil agricultores e agricultoras familiares de todo o Rio Grande do Sul, que foram até o Noroeste em busca de respostas do Governo Estadual e Governo Federal sobre as pautas do setor, especialmente sobre a estiagem, que causa inúmeros prejuízos para as famílias.
A mobilização foi promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS, junto com os STRs.
O ato iniciou às 5h30min com a ocupação da agência do Banco do Brasil no município. Agricultores mostraram sua indignação com a falta de resposta do governo por meio de faixas e frases, tais como: “Mais recursos no Pronaf, mais prazo e menos juros”, “Você se alimentou hoje? Agradeça a um agricultor!”, “Agricultor pede respeito. Resposta do governo é nosso direito!”
A Praça da República também foi ocupada pela multidão que, após, iniciou uma caminhada.
Foi necessário que os agricultores saíssem novamente de suas propriedades e ocupassem as ruas para que o governo atenda os pedidos.

Boas notícias
Segundo informações obtidas no Ministério da Economia, a promessa é que aconteça a retomada das contratações do Pronaf no Plano Safra atual e que o agricultor tenha rebate a partir de 20% no Pronaf Custeio e Investimentos.
O governo está prometendo, também, que manterá a garantia de abastecimento de milho balcão nos armazéns credenciados pela Conab e garantirá a cesta básica, transporte de água, custeio para caminhão pipa e recursos para os municípios onde falta água para consumo humano e animal.
Esperamos que sejam publicadas as resoluções nos próximos dias. Se não obtivermos a efetivação de anúncios, voltaremos para a rua com mais força. O recado foi dado.

Dados da estiagem
A Emater/RS-Ascar divulgou na última semana o Boletim Evento Adverso – Efeito da Estiagem nas Principais Atividades Agrícolas do Rio Grande do Sul, com informações levantadas no período de 25/01 a 04/02 nas unidades operativas da Instituição, e a Segunda Estimativa da Safra de Verão 2021/2022.
De acordo com o Boletim, até o momento cerca de 257 mil propriedades foram atingidas pelos efeitos da estiagem, além de aproximadamente 17,3 mil famílias com dificuldades no acesso à água.
O número de produtores atingidos no cultivo de milho ultrapassou os 98 mil, com perdas na sua produção em relação ao último levantamento. Na soja, são cerca de 88 mil produtores com redução na produtividade. E no leite são 33,1 mil com dificuldade de manter a produção.
Segundo o levantamento, na cultura do milho a produção deve ser de 2,7 milhões de toneladas, uma redução de 54,7%, o que representa uma perda de R$ 5,2 bilhões.
Já a produção da soja, deve ser de 11,1 milhões de toneladas, 43,8% a menos que o estimado inicialmente (19,9 milhões toneladas). A perda econômica fica em mais de R$ 27,8 bilhões.