Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Grito de alerta

Será uma manifestação ordeira dos agricultores familiares para chamar a atenção do governo e da sociedade sobre a importância da agricultura familiar

Grito de alerta 
Devido a gravidade da situação, que piora a cada dia em função da estiagem, pelos prejuízos sentidos pelos agricultores familiares do estado, e pela demora do governo em atender a pauta de reivindicações, os sindicatos deliberaram que no dia 16 de fevereiro será realizado, em Ijuí, o Grito de Alerta. Será uma manifestação ordeira dos agricultores familiares para chamar a atenção do governo e da sociedade sobre a importância da agricultura familiar, e alertar sobre a necessidade urgente de medidas e soluções para amenizar a crise provocada pela estiagem.
A agricultura familiar não pode mais esperar, pois a crise é muito maior do que se pensa. Está mais do que na hora de o governo olhar e dar mais atenção a quem produz os alimentos que chegam nas mesas dos brasileiros todos os dias.

Estiagem

A Fetag-RS e os sindicatos seguem cobrando do Governo do Estado e da União, ações em virtude da forte estiagem em todas as regiões do estado, causando enormes prejuízos em todas as culturas.
Nesta semana houve mais uma reunião com a secretária da Agricultura do estado, Silvana Covatti, para cobrar as medidas solicitadas pela Fetag e pelos STRs. 
A nível federal, estamos mantendo contatos diariamente com a ministra da agricultura e sua equipe. De acordo com a ministra, Tereza Cristina, o Banco Central e o ministério da Economia estão buscando as fontes de recursos necessários para emitir as resoluções que atendam às necessidades dos produtores.
Seguimos trabalhando para amenizar os prejuízos causados pela estiagem aos agricultores familiares. 

14ª Fecouva
Dentro da programação o STR, a secretaria da Agricultura e a Emater, junto com a comissão da festa, promovem uma palestra sobre Motivação na Agricultura, com o Frei Jaime Bettega, no dia 14 de fevereiro, às 19h30min, no salão paroquial da comunidade.