Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Grito da Terra

Há muitos anos o Grito da Terra Brasil se constitui como sendo o maior movimento social reivindicatório dos trabalhadores rurais do país.

Há muitos anos o Grito da Terra Brasil se constitui como sendo o maior movimento social reivindicatório dos trabalhadores rurais do país. Nesse ano, o evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de maio e deverá reunir cerca de 10 mil agricultores em Brasília. Os principais assuntos que constarão na pauta de reivindicações são os seguintes: Políticas Sociais: - Lutar para garantir o direito à aposentadoria também por tempo de contribuição para o agricultor familiar e não somente por idade. - Assegurar o atendimento junto ao SUS e a distribuição de medicamentos gratuitos aos agricultores. - Que o trabalho infantil, a partir dos 14 anos, para o agricultor familiar seja considerado uma forma de aprendizagem. - Que o segurado especial possa somar o período rurícola após o ano de 1991 como tempo de contribuição, sem a necessidade de indenizar o período. Meio Ambiente: - Isentar as taxas de licenciamento, de certidões e de averbações para as propriedades da agricultura familiar. - Adotar tratamento diferenciado da pequena propriedade onde a atividade agrícola esteja consolidada, mesmo as que estiverem em áreas de preservação permanente e/ou reserva legal. Que estas sejam mantidas desde que a atividade utilize práticas sustentáveis de utilização. - Alterar o Código Florestal Brasileiro, reconhecendo o enquadramento do agricultor familiar. Políticas Agrícolas: - Que as cantinas rurais, cooperativas e associações dos agricultores familiares tenham tratamento diferenciado das grandes empresas. - Que a uva seja incluída no PGPAF (Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar) - Que haja maior controle e fiscalização por parte dos órgãos competentes no que se refere ao uso de corantes, aromatizantes e conservantes utilizados na elaboração de coquetéis, sangrias e bebidas mistas. - Que haja maior controle e fiscalização nas fronteiras a fim de coibir o contrabando de vinho. Seguro Agrícola: - Ampliar a disponibilidade de recursos para o atendimento da demanda. - Ampliar a cobertura para outras adversidades climáticas, tais como vendaval e perda de produção por fatores climáticos como a estiagem ou excesso de chuva. - Lutar para revogar a resolução da ANTT sobre o emplacamento de tratores. Essas são as principais reivindicações que serão levadas ao Governo Federal e do atendimento das mesmas vai depender a sustentabilidade da agricultura familiar do país.