Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Grito da Terra em maio

Em decorrência da atual conjuntura que vivemos, o desafio desse ano é ainda maior para fazermos um evento que contemple as necessidades dos agricultores familiares.

 Grito da Terra em maio
Será realizado entre os dias 17 e 19 de maio, em Brasília e em Porto Alegre, nova edição do Grito da Terra Brasil. Em decorrência da atual conjuntura que vivemos, o desafio desse ano é ainda maior para fazermos um evento que contemple as necessidades dos agricultores familiares. As principais reivindicações dos trabalhadores rurais nesse ano referem-se aos seguintes temas:
– Plano Safra: recursos, juros, seguro agrícola e preços mínimos.
– Meio ambiente: prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (Car).
– Previdência Social: não alteração das regras vigentes para os segurados especiais e sim pela manutenção dos benefícios conquistados.
– Crédito fundiário para compra de terras de familiares e parentes.
– Saúde: atendimento digno, universal e gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as esferas.
– Crédito para habitação rural: financiamento de casas a juros subsidiados para os agricultores familiares.
– Fim da corrupção.
– Segurança pública.

Campanha para recolhimento de embalagens de agrotóxicos
O STR informa aos agricultores o calendário da campanha para o recolhimento das embalagens de agrotóxicos vazias. Confira a programação para as respectivas localidades:
Dia 2 de maio – 8h30min às 11h – Mato Perso (Santa Juliana, São Tiago e São Vitor).
Dia 2 de maio – 13h30min às 17h – Otávio Rocha (Travessão Carvalho, sede, Nova Brasília, São Francisco e Santa Justina).
Dia 3 de maio – 8h30min às 11h – Alfredo Chaves (Linha 40, Medianeira, São Martinho, Linha 100 e São Paulo).
Dia 3 de maio – 13h30min às 17h – Nova Roma (Monte Bérico, Santa Líbera, São Valentin, São João, Santa Bárbara e Fulina).
Dia 4 de maio – 8h30min às 11h – São Roque (Serra Negra, Sete de Setembro, Lagoa Bela, São Vitor, Nossa Senhora do Carmo e Restinga).
Dia 4 de maio – 13h30min às 17h – Linha 60, Linha 80, São Gotardo, São Cristóvão e os que não puderam entregar nos pontos acima estabelecidos.