Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Grito da Terra Brasil

Além da geração de mão de obra e renda, a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Grito da Terra Brasil
Por que há 22 anos o Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais do país realiza o Grito da Terra? Porque é nessa manifestação que a categoria busca valorização e reivindica anseios para um desenvolvimento sustentável do meio rural. Porque a agricultura familiar representa 84% dos estabelecimentos rurais do país. Apesar de ocupar apenas 24% da área agrícola, a agricultura familiar gera 15 empregos a cada 100 hectares cultivados. Porque além da geração de mão de obra e renda, a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
No Rio Grande do Sul, são mais de 440.000 estabelecimentos rurais de agricultores familiares que precisam de apoio para continuar produzindo alimentos e manter suas famílias com qualidade de vida. A 22ª edição do Grito da Terra aconteceu no dia 31 de maio em Porto Alegre.

Cadastro Vitícola
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua comunica a todos os produtores de uva que, por determinação do Ministério da Agricultura, todos os produtores estão obrigados a atualizar o Cadastro Vitícola 2016. Os produtores devem apresentar os seguintes documentos: comprovante do Cadastro de 2015, CPF do declarante e relação da produção de uvas da safra 2016 separadas por variedade. Por determinação da Embrapa Uva e Vinho, não é mais necessária a apresentação dos Talões de Produtor. Confira os calendários.
Em Flores da Cunha: hoje, dia 3 – Nª Sª do Carmo; 6 e 7/6 – segunda e terça – São Vitor; 8 e 9/6 – quarta e quinta – Sete de Setembro; 10/6 – sexta – São Roque e Nova Roma. Em Nova Pádua: 6/6 – segunda – São João Bosco; 7/6 – terça – Cerro Grande; 8 e 9/6 – quarta e quinta – Cerro Largo; 10/6 – sexta – Santo Isidoro.

Novos convênios
O STR celebrou mais dois convênios para ampliar o atendimento do quadro social. As profissionais conveniadas que passarão atender com preços especiais serão a psicóloga Cristina Mascarello, que atua na Clínica Integrada de Saúde Reabilitá (Rua Frei Eugênio, 541, sala 1, no Centro), com abordagem psicanalista que auxilia o paciente a refletir e compreender o próprio funcionamento psíquico com processo terapêutico; e a quiropraxista Mariana Wentz Faoro, que atende em seu consultório na Rua John Kennedy, 2.070, sala 2, também em Flores da Cunha.