Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Gestão

O objetivo é orientar os produtores sobre a importância da gestão correta do negócio rural focada nos aspectos do mercado e no uso de ferramentas adequadas para obter sucesso na atividade.

Gestão
Boas Práticas de Gestão é o tema da palestra que ocorrerá no dia 28 de julho, às 19h, no auditório do STR de Flores da Cunha. O objetivo é orientar os produtores sobre a importância da gestão correta do negócio rural focada nos aspectos do mercado e no uso de ferramentas adequadas para obter sucesso na atividade.
O conteúdo programático abordará as perspectivas e tendências do agronegócio, a valorização das pessoas no campo, o papel da mulher como gestora e a importância da busca de informações para decisão gerencial e para solução dos problemas da propriedade. A palestra será ministrada pelo Sebrae-RS e não terá custo para os participantes.

Volta do MDA
Em audiência recente com a Fetag-RS, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto em maio, será reativado ainda neste ano. A retomada depende da continuidade do governo interino. Até que enfim o governo entendeu a importância do ministério para a agricultura familiar.
Desde o anúncio da extinção do MDA, os STRs, a Fetag-RS e a Contag têm pressionado o governo para reverter a decisão. A notícia é boa e merece ser acompanhada de perto.

Reforma da Previdência
Precisamos ficar atentos, alertas e unidos para garantir os direitos previdenciários, pois o risco de perdas é iminente com a reforma da Previdência. Esperamos que o governo nos convide a participar das discussões e que não faça a reforma ‘à toque de caixa’. Os STRs acompanham o tema e podem chamar novamente a categoria para se mobilizar na defesa de seus direitos, a exemplo do que aconteceu recentemente.

Comunicado aos viticultores
O STR comunica aos viticultores de Flores da Cunha e Nova Pádua que o prazo para o recadastramento vitícola encerra no dia 29 de julho. Os que não o fizerem até essa data deverão arcar com os custos do mesmo.