Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Geada

É necessária muita coragem e força de vontade nesses momentos para continuar e começar tudo de novo.

Geada
A geada, um fenômeno fora do normal para o atual estágio de desenvolvimento das árvores frutíferas que ocorreu no último final de semana, comprometeu grande parte da produção de uva e outras culturas agrícolas da região. A uva, principal produto da atividade primária de milhares de agricultores familiares, foi a mais prejudicada alcançando altos percentuais de perdas. Esses agricultores atingidos contabilizarão enormes prejuízos que, sem dúvida, comprometerão a economia de suas famílias. Mas a luta dos que ainda persistem na agricultura continua. É necessária muita coragem e força de vontade nesses momentos para continuar e começar tudo de novo, como muitas vezes já o fizeram. A esperança de melhores dias vencerá. O STR presta solidariedade e apoio.

Palestra sobre Cadastro Ambiental Rural

Venha esclarecer suas dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e participe da palestra com Elon Davi Jaguszewski no dia 30 de setembro, às 19h30min, no salão paroquial de Flores da Cunha. A pauta do encontro é a realização do CAR.

Calendário do ITR
O STR informa que a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) deve ser apresentada por toda a pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural. Para a declaração os proprietários devem se apresentar com os seguintes documentos: CPF e Carteira de Identidade do proprietário, CCIR (Incra 2014), Escritura (em caso de compra ou venda de imóveis rurais), ITR 2014; e Declaração de Imposto de Renda 2015. O prazo estabelecido pela Receita Federal se encerra em 30 de setembro. Confira a seguir os calendários.
Em Flores da Cunha: 21/9 – Capela São Vitor de Mato Perso; 22/9 – São Liberal e Fulina; 23/9 – Lagoa Bela; 24/9 – Flores da Cunha e arredores.
Em Nova Pádua: 21/9 – Travessão Bonito; 22/9 – Belvedere Sonda; 23 e 24/9 – Travessão Curuzu; 25/9 – Nova Pádua e arredores.