Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Feprocol 2015

Destaque para o desfile de carros alegóricos, que emocionou e encantou

A 13ª Festa dos Produtos Coloniais (Feprocol), realizada de 12 a 22 de fevereiro em Nova Pádua, foi um exemplo de organização. O evento, por meio da exposição dos produtos coloniais, mostrou diversificação e qualidade. Destaque para o desfile de carros alegóricos, que emocionou e encantou os milhares de turistas. O resgate dos costumes, das tradições, do modo de vida desde a chegada dos imigrantes italianos até o dia de hoje foi muito bem retratado. Em nome da entidade que presido e que tem a missão de representar a categoria que produz toda a gama de produtos expostos na Feprocol, parabenizo ao poder público de Nova Pádua, ao presidente e a todos os componentes da Comissão Executiva. Foi um exemplo de organização que impressionou de forma positiva a todos os que participaram e levou o nome de Nova Pádua para todas as regiões do país.
Fenavindima 2015
Estamos em clima de colheita e de festa. A vindima 2015 é celebrada com a edição da 13ª Fenavindima. Vindima significa colheita da uva e por trás da colheita existem os produtores, que são os atores principais e que devem ser reconhecidos e valorizados pelo trabalho. A cada ano investem, suam, se dedicam junto às famílias na produção da fruta. Na Fenavindima os produtores têm papel importante e merecem destaque. Mais de 200 participaram da exposição de mais de 40 variedades de uvas que estão expostas na entrada do pavilhão principal do evento. Ontem foi oferecido jantar aos expositores com menarosto, palestra sobre a situação da viticultura e visita às estações demonstrativas sobre produção alternativa e sustentável. De ontem até o dia 6 de março acontece a Semana da Agricultura Familiar com visitação às estações, palestras e exposição de máquinas e equipamentos agrícolas. Tudo para promover, valorizar e capacitar os produtores.
Viagem técnica
Além da programação da 13ª Fenavindima, direcionada aos agricultores, 20 produtores acompanhados pelos representantes das entidades que compõem a Comissão da Agricultura da Festa, que foram premiados com as melhores uvas, participarão da viagem técnica a Mendoza, na Argentina. A viagem será realizada de 15 a 20 de março com o objetivo de oportunizar a busca de conhecimentos por meio de visitas a pequenos agricultores associados em cooperativas e vinícolas daquela região e de conhecer a estrutura organizacional e produtiva do país vizinho.