Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Extinção do MDA

A agricultura familiar não vai se conformar e vamos trabalhar com afinco, junto às entidades do setor para reverter essa mudança, inclusive com mobilizações se for necessário.

Extinção do MDA
Não concordo com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pelo novo governo federal. A pasta foi incorporada ao Ministério do Desenvolvimento Social. A agricultura familiar não vai se conformar e vamos trabalhar com afinco, junto às entidades do setor para reverter essa mudança, inclusive com mobilizações se for necessário. Pretendo agendar audiências com os ministros do Desenvolvimento Social e da Casa Civil.
Defendo uma mobilização nacional, envolvendo Contag, Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais pela manutenção do MDA, que foi uma conquista histórica do setor. Se isso se confirmar, o governo já começa mal, reduzindo um importante e produtivo setor como a agricultura familiar em mero receptor de políticas sociais e assistencialistas.

Importância do setor
No Brasil, existem hoje 4,3 milhões de famílias no meio rural, as quais detêm 24% da área de terra agricultável e são os responsáveis pela produção de mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros – com destaque para hortifrutigranjeiros, uva, feijão, arroz, milho, leite e carne – e que dependem de políticas protetivas e estruturantes da União e do Estado para que possam continuar no processo de produção, gerando emprego e renda.

Cadastro Vitícola
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua comunica a todos os produtores de uva que por determinação do Ministério da Agricultura, todos os produtores estão obrigados a atualizar o Cadastro Vitícola 2016. Os produtores devem apresentar os seguintes documentos: comprovante do Cadastro de 2015, CPF do declarante e relação da produção de uvas da safra 2016 separada por variedade. Por determinação da Embrapa Uva e Vinho, não é mais necessária a apresentação dos Talões de Produtor. Confira o calendário inicial em Flores da Cunha (em Nova Pádua o processo começará dia 6 de junho): 30/5 – Segunda-feira: São Caetano e Santa Bárbara; 31/5 – Terça-feira: São Paulo; 1º/6 – Quarta-feira: Monte Bérico e Santa Líbera; 2/6 – Quinta-feira: Nª Sª de Fátima; 3/6 – Sexta-feira: Nª Sª do Carmo.