Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Expointer cancelada

A Expointer era vista como a chance de marcar uma virada no setor agropecuário, deixando para trás os significativos impactos ocasionados pela estiagem

Em meio a um ano tão complicado como este, a Expointer era vista como a chance de marcar uma virada no setor agropecuário, deixando para trás os significativos impactos ocasionados pela estiagem que trouxe grandes prejuízos para os produtores do Estado, dando ânimo para os produtores seguirem adiante. Mas, infelizmente, devido a situação que estamos vivendo, os organizadores decidiram pelo cancelamento da Expointer.
A feira é um dos maiores eventos da agricultura familiar do Estado. É reconhecida no mundo inteiro pela sua excelência e qualidade. Realizá-la sem suas condições ideais, colocando em risco a vida dos visitantes e expositores não seria viável segundo os organizadores.
Para as mais de 300 agroindústrias familiares participarem da Expointer, elas necessitam de tempo e investimento. A decisão foi tomada no momento oportuno, evitando maiores prejuízos, caso fosse cancelada posteriormente.
Lamentamos que a Expointer, bem como outras feiras e eventos tenham sido cancelados, mas temos que preservar a saúde e a vida de todos.
Vamos seguir em frente, buscando alternativas para amenizar os prejuízos dos agricultores causados pela pandemia e, torcemos que no ano que vem, tanto a Expointer como as demais feiras da agricultura familiar sejam realizadas com muito sucesso.

Mão de obra
Como estamos em vésperas de iniciar o trabalho da poda das parreiras e, muitos agricultores necessitam contratar mão de obra para auxiliar na tarefa, o STR informa que disponibiliza as orientações a todos os interessados sobre as medidas protetivas que devem ser observadas, em função da Covid-19, em relação aos trabalhadores contratados. Essas orientações estão contidas no relatório da seção de segurança e saúde do trabalho expedido pelo Ministério do Trabalho.
São medidas de caráter geral que se relacionam de modo especial sobre a observância das recomendações dos órgãos de saúde no que se refere à higiene pessoal, desinfestação, limpeza e arejamento do local de estadia dos trabalhadores e o distanciamento mínimo entre os trabalhadores nas áreas de convivência, entre outras medidas e recomendações.
Essas normas regulamentadoras de segurança e saúde do trabalhador podem ser consultadas no link https://enit.trabalho.gov.br ou através do telefone do STR (54) 3292 7500.
O STR alerta também para os cuidados no momento da contratação da mão de obra e orienta que antes de contratar pessoa não conhecida busquem orientação para evitar problemas futuros. O STR disponibiliza assessoria jurídica e outros meios para oferecer todo suporte na contratação de mão de obra com segurança, seja para poda e bem como para as demais atividades rurais.