Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Estiagem

O STR, junto com demais entidades ligadas à agricultura, esteve reunido com representantes do Ministério e da Secretaria da Agricultura para tratar sobre as graves consequências causadas pela estiagem

O STR, junto com demais entidades ligadas à agricultura, esteve reunido com representantes do Ministério e da Secretaria da Agricultura para tratar sobre as graves consequências causadas pela estiagem, que abrange todas as culturas, desde os grãos, hortigranjeiros, gado, leite, fumo, uva, entre outros.
Até o momento, cerca de 200 municípios decretaram situação de emergência devido à escassez de água para agricultura e, até mesmo, para consumo humano e dos animais. O quadro é muito grave. As perdas são quase totais em algumas culturas.
Diante do quadro desesperador, as entidades solicitaram urgente apoio do governo para garantir o abastecimento de água para o consumo das famílias e dos animais. Além disso, é fundamental que o governo dê atenção especial aos produtores que se encontram numa situação de calamidade!
Outros pontos urgentes para amenizar os problemas e dar fôlego aos produtores são a prorrogação das dívidas de custeio e investimento, crédito emergencial com juro zero, prorrogação das parcelas do Pronaf por 10 anos, entre outros.
A nível estadual, as reivindicações referem-se à disponibilização de recursos para o Programa Irriga/RS, para abertura de açudes, poços e mudanças na legislação ambiental para facilitar armazenagem de água.
A situação é gravíssima e a cada dia que passa ela piora. Além da perda pela estiagem, a situação provoca ainda mais prejuízos em função do alto custo de produção. Por isso, precisamos da união de todos os governos para auxiliar nossos produtores. Eles precisam socorrer urgentemente os produtores, pois as perdas são enormes. O momento é muito complicado. Com a estiagem perde o agricultor e o consumidor também, pois irão faltar produtos.

Apresentação de talões de produtor
A prefeitura municipal de Flores da Cunha, através do setor de talões de produtor, informa a todos os produtores rurais do município que os mesmos deverão apresentar os referidos talões até 11 de fevereiro.
Já os agricultores de Nova Pádua devem apresentar os talões de produtor no setor de Tributação da prefeitura até 4 de fevereiro, conforme calendário estabelecido.
É importante lembrar que todos os talões, inclusive os que não tem nenhuma nota emitida, deverão ser apresentados. Alertamos que os que não realizarem esse serviço terão seus talões suspensos.