Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Estiagem se agrava

É urgente que o governo Federal anuncie medidas para socorrer as famílias que estão em uma situação muito crítica

Urgente que o governo Federal anuncie medidas para socorrer as famílias que estão em uma situação muito crítica, em função das enormes perdas ocasionadas pela prolongada estiagem que assola o território gaúcho e todas as culturas. 
No milho, as perdas chegaram a 100% conforme dados da Emater. Existem milhares de famílias sem água para beber e com dívidas a pagar. Precisamos que todas as dívidas que vencerão nos próximos dias sejam prorrogadas, tanto as de custeio, bem como as de investimento. 
As dificuldades causadas pela estiagem se somam aos problemas já enfrentados pela alta dos custos de produção da safra. É necessário que sejam implementados programas de incentivo à irrigação e que seja alterada a legislação que impede a armazenagem de água nas propriedades. 
O seguro rural tem que cobrir as perdas ocasionadas pela seca também. 
Aguardamos respostas dos pleitos entregues ao governo e que as medidas sejam anunciadas logo. 
Seguiremos cobrando soluções, ao mesmo tempo em que vamos ajudar na elaboração de propostas. 

Apresentação de talões de produtor
As prefeituras municipais de Flores da Cunha e Nova Pádua, através do setor de talões de produtor, informam a todos os produtores rurais dos municípios que os mesmos deverão apresentar os talões nos meses de janeiro e fevereiro de 2022.
É importante lembrar que todos os talões, inclusive os que não tem nenhuma nota emitida, deverão ser apresentados.
Alertamos que os que não realizarem esse serviço, terão seus talões suspensos.

Cartão Fetag+
Informamos aos associados que fizeram o cartão Fetag+ até o final do mês de novembro, que já podem passar no Sindicato para retirá-lo.
E na medida do possível, solicitamos aos demais associados que procurem fazer a mudança do documento, pois além de substituir a velha carteira de sócio, o cartão possibilita acesso aos vários convênios que a entidade oferece aos associados.

Campanhas
Informamos aos associados que nesse ano continuará a campanha “Pagar mensalidades dá prêmios” do sindicato e da regional. No total serão 12 prêmios em dinheiro. Todos os associados que quitarem as mensalidades do ano receberão cartelas para concorrer aos sorteios dos prêmios. O sorteio do STR será realizado no dia 10 de dezembro, e o da regional, no dia 6 de dezembro de 2022.