Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Estamos chegando ao final de mais um ano

Para a agricultura, esse ano de 2020 foi um ano caracterizado por vários fenômenos climáticos que afetaram a produção agrícola e provocaram muitos prejuízos aos produtores do nosso estado

Para a agricultura, esse ano de 2020 foi um ano caracterizado por vários fenômenos climáticos que afetaram a produção agrícola e provocaram muitos prejuízos aos produtores do nosso estado.
A vida de toda a população do planeta foi afetada pela pandemia da Covid-19 que provocou a morte de milhares de pessoas e trouxe inúmeras preocupações, incertezas e inseguranças a todos.
Devido a essa situação, todas as promoções e todos os eventos externos planejados pela entidade para esse ano tiveram que ser cancelados em respeito às normas de segurança para a preservação da saúde das pessoas. Mesmo com a impossibilidade de realizar tais eventos, a diretoria da entidade e a equipe dos funcionários continuaram firmes e atuantes na prestação de serviços e na defesa dos direitos da categoria. Foi ampliado o atendimento ao quadro social, foram celebrados novos convênios e aprimorados os serviços e benefícios oferecidos aos associados. O Sindicato esteve sempre muito atento às demandas dos associados e procurou agir com muita firmeza e objetividade para atender seus anseios.
A Diretoria e funcionários participaram de vários eventos, reuniões, cursos e palestras por videoconferencia, sobre os mais diversos temas relacionados ao setor agrícola. 

Destacamos alguns dos principais eventos:
No mês de março, participamos de uma reunião com o governador do estado para buscar melhorias para o setor vitivinícola. O Sindicato participou ativamente na realização da 13ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, com destaque para a exposição de uvas que reuniu centenas de expositores e para a participação das agroindústrias familiares que puderam expor e comercializar seus produtos. Palestra técnica para viticultores, estações sobre novas tecnologias de produção e jantar de confraternização para os expositores de uva também foram organizadas pelo Sindicato, Emater, Secretaria e Conselho Municipal da Agricultura durante a realização do maior evento do município.
Em 2020, a entidade participou também das eleições e da posse da Diretoria da FETAG-RS. 
E no final do mês de outubro estivemos em Brasília, participando de várias reuniões na Conab, no Ministério da Agricultura e no Ministério da Fazenda para levar as reivindicações dos agricultores em relação ao preço mínimo da uva e outras demandas dos agricultores familiares a nível nacional. 
Essas foram algumas das inúmeras atividades desenvolvidas pelo Sindicato nesse ano.
Em 2021 a entidade vai continuar com muita dedicação e empenho na representação dos interesses da categoria perante todos os órgãos competentes em todas as suas demandas.

Desejamos Boas Festas a todos.