Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Entrega de documento

A carta ressalta que os STRs não permitirão qualquer perda de direitos adquiridos.

Entrega de documento
Para mostrar a indignação dos agricultores do Estado e solicitar ao Presidente da República Michel Temer um olhar diferenciado sobre a classe trabalhadora rural na reforma da Previdência Social, a diretoria da Fetag entregou na semana passada um documento ao chefe da nação. A carta ressalta que os STRs não permitirão qualquer perda de direitos adquiridos. Outro ponto reivindicado é o retorno imediato do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), voltando a ter status de ministério e não de secretaria especial.

Ações contra a Reforma
A reforma da Previdência Social proposta pelo governo federal é uma afronta. Uma verdadeira demonstração de falta de respeito e uma ofensa à classe trabalhadora rural. É um tema que me preocupa muito e que é o centro do debate e das nossas discussões. Nesse sentido, os STRs realizarão várias ações e movimentos para evitar prejuízos e chamar a atenção da sociedade. Inúmeras atividades serão desenvolvidas nos próximos dias, entre elas a entrega de documento às Câmaras de Vereadores de todos os municípios relatando a importância dos benefícios previdenciários para a dignidade e segurança financeira das famílias e solicitando apoio dos vereadores, prefeitos, deputados e senadores. Precisamos formar uma corrente envolvendo todas as autoridades e lideranças e juntos lutarmos pela manutenção dos benefícios.

Importância da aposentadoria
Os benefícios da Previdência Social mudaram a vida das famílias rurais, possibilitando dignidade e segurança nos momentos mais difíceis. Estudos demonstram que, entre 2005 e 2014, os benefícios rurais contribuíram para redução de um terço da pobreza no meio rural. E ainda transformam a economia dos municípios, além de distribuir renda, movimentam a economia e o comércio e, em alguns casos, é maior que o retorno do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A previdência rural transforma o campo num importante espaço de vida e cidadania, impacta na garantia mensal de renda nas propriedades, fazendo com que as famílias se mantenham na agricultura. Em muitos casos as famílias sobrevivem graças aos benefícios previdenciários.

Contra a Reforma
Sou contra a reforma da Previdência que tira direitos dos trabalhadores, ela é uma afronta para a sociedade. Os trabalhadores aposentados fazem girar dinheiro na economia dos municípios e produzem impostos. É preciso acabar com privilégios históricos, principalmente daqueles que recebem altas aposentadorias e não contribuíram para isso, como governadores, deputados e senadores, juízes, promotores, presidentes, militares com seus dependentes, entre outros.