Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Encontro de Cantinas Rurais muda de data

Informamos a todos os proprietários de pequenas vinícolas ou cantinas rurais que o encontro marcado para o dia 14 de maio foi transferido para o dia 28.

Informamos a todos os proprietários de pequenas vinícolas ou cantinas rurais que o encontro marcado para o dia 14 de maio foi transferido para o dia 28. O local será o salão de eventos do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, com início previsto para as 9h.
O objetivo do encontro é proporcionar informações e conhecimentos aos proprietários das vinícolas familiares que auxiliem na qualificação e agregação de valor da produção de vinhos por meio da adoção de tecnologias de produção sustentáveis. Todos os proprietários e familiares estão convidados a participar do evento.
Champagne em vez de espumante
A decisão do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 de escolher o champagne francês em detrimento do espumante brasileiro merece nosso repúdio, pois a decisão exclui o produto brasileiro das cerimônias oficiais que serão realizadas durante o evento que acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho de 2014 no Brasil.
Sabemos que a produção nacional de espumantes e vinhos é de qualidade inquestionável. Anualmente as bebidas são premiadas em concursos internacionais, portanto, não existe argumento qualitativo, financeiro ou social para justificar tal decisão.
No Rio Grande do Sul, mais de 700 vinícolas processam cerca de 700 milhões de quilos de uva e geram mais de 5 mil empregos. Só na produção de uvas são mais de 15 mil famílias que se dedicam ao cultivo da videira.
A Copa é um evento realizado pelo Brasil, cujo povo contribui com alta carga tributária e com seu trabalho para sustentar a nação. Desperdiçar esta oportunidade e menosprezar nossos produtos é uma conduta merecedora de repúdio e deve ser reconsiderada pelas autoridades competentes.
Por fim, os princípios e as leis brasileiras primam pela proteção do nosso povo, assim, essa prática é contra a própria Constituição. Apelamos a todas as entidades do setor e aos poderes públicos constituídos para se manifestarem, pois juntos revertermos essa vergonhosa decisão do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.
Convênio
Visando ampliar os benefícios oferecidos ao quadro social da entidade, o STR de Flores da Cunha e Nova Pádua firmou novo convênio na área da saúde, com a fonoaudióloga Camila Zuppa. Ela atende na Rua Ernesto Alves, 2.350, sala 27, no Centro de Flores, e concede desconto especial aos associados. Mais informações pelo telefone 9611.0675.