Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Emplacamento de tratores

O STR manifesta com muita indignação e preocupação a atitude da presidente da República, Dilma Rousseff, que vetou o projeto de lei que previa o fim do licenciamento e do emplacamento obrigatório para veículos agrícolas.

Emplacamento de tratores
O STR manifesta com muita indignação e preocupação a atitude da presidente da República, Dilma Rousseff, que vetou o projeto de lei que previa o fim do licenciamento e do emplacamento obrigatório para veículos agrícolas. A medida, assinada por ela, está publicada no Diário Oficial da União do dia 14 de maio. Depois de muita luta e da aprovação em caráter terminativo no Senado, esperávamos a sensibilidade da presidente em sancionar a lei que acabaria com mais uma medida meramente arrecadatória para onerar os produtores rurais.
O veto por parte da presidência reafirma a falta de comprometimento com o setor primário, tendo em vista que o preço médio estimado para emplacamento varia de R$ 500 a R$ 1.000 por máquina, o que pode aumentar de acordo com o valor do equipamento.
A partir da publicação caberá ao Congresso apreciar o veto (no caso de derrubada do veto a lei passará a valer). Se mantido o veto da presidente a matéria volta à estaca zero e, a partir de 1º de janeiro de 2015, será obrigatório o registro e o licenciamento. O STR continuará acompanhando o tema e trabalhará junto à bancada federal gaúcha para a derrubada do veto e a publicação da lei.

Código de trânsito
Além de derrubar o veto é necessário ir mais longe. Precisamos alterar o Código de Trânsito Brasileiro que, em seus artigos 105, 115 e 144 preveem a exigência de itens de segurança obrigatórios e de registro de licenciamento para máquinas agrícolas, além de Carteira Nacional de Habilitação C, D ou E para o condutor. Não existe mais espaço para novas taxas e exigências burocráticas que atinjam o produtor. A mobilização dos agricultores é fundamental para mudar e acabar com essa exigência absurda. Nesse sentido, na última terça-feira foi realizada uma grande manifestação em Porto Alegre, da qual participamos com um grupo de produtores.

Reuniões no interior
O STR convida a todos os associados para participarem das reuniões que acontecerão nas comunidades do interior de Flores da Cunha e Nova Pádua. O encontro ocorrerá no salão das comunidades, sempre a partir das 19h. Na oportunidade serão tratados diversos assuntos de interesse da categoria. Salientamos a importância da participação de toda a família.

- 27/05, terça-feira – Mato Perso (Santa Juliana, São Tiago e São Vitor)
- 28/05, quarta-feira – Travessão Curuzu (Nova Pádua)
- 29/05, quinta-feira – Trav. Mützel, Leonel, Barra e Belvedere (Nova Pádua)