Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Embalagens de agrotóxicos

Devido à pandemia, a coleta foi transferida para os dias 4, 5 e 6 de novembro

O recolhimento das embalagens de agrotóxicos que estava programada para ocorrer na segunda quinzena desse mês, devido à pandemia foi transferida para os dias 4, 5 e 6 de novembro.
O calendário com as datas e horários das coletas nas comunidades do interior será divulgado oportunamente.
No ano passado, a campanha teve a participação de mais de 850 agricultores. É importante que os agricultores desde já vão se organizando para facilitar o recolhimento.

Superação da agricultura
Em meio a brusca redução do consumo e dos negócios no mundo causada pela crise da pandemia da Covid-19, a agricultura não parou e vem desempenhando seu papel indispensável na produção de alimentos, com resultados acima dos demais segmentos da economia. No primeiro quadrimestre de 2020 o agronegócio teve um incremento de 6% nas exportações comparado com o mesmo período do ano passado. A força e a resiliência da produção agrícola deverá servir para amenizar os impactos da crise no país.
Outro dado importante do setor é o saldo positivo na criação de mais de 10 mil postos de trabalho formais e a expectativa de fechar o ano com crescimento de seu PIB em 8%. O mundo precisa cada vez mais de alimentos e o Brasil é considerado como sendo o celeiro para fornecê-los em quantidade e qualidade.
Não só a agricultura, mas que também os demais setores da economia consigam o mais breve possível retomar o caminho do crescimento e do desenvolvimento. O país tem riquezas naturais, povo trabalhador e tudo para dar certo. Temos o compromisso de trabalhar e fazer a lição de casa para a retomada do crescimento da economia como um todo.
Dessa forma, no pós-pandemia teremos um país bem estruturado e preparado para trilhar novamente seu caminho rumo ao progresso e ao bem estar de todos.

Alerta e orientação aos agricultores
Alertamos aos agricultores que existem pessoas mal intencionadas que utilizam o nome da Secretaria Estadual da Agricultura para praticarem golpe contra os agricultores, oferecendo produtos e serviços, como perfuração de poços artesianos, oferta de insumos e implementos agrícolas e em troca exigem depósito de valores para cobrir o custo do transporte dos referidos produtos.
Orientamos e alertamos que o Governo do Estado não realiza comercialização desse materiais para os agricultores e que os programas e políticas públicas, tais como troca-troca de sementes, de milho e forrageiras, venda de milho de balcão, entre outros, são acessados por meio de convênios e/ou termos de cooperação.
O pagamento, quando necessário, é feito por boleto emitido pela Secretaria e os valores são destinados ao tesouro do Estado.
Se alguém for visitado por esses estelionatários, a orientação é de que registrem ocorrência na DP ou na Brigada Militar pelo telefone 190.