Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Em defesa da democracia

Diante da grave crise política e institucional de nosso país, reafirmo minha defesa pela democracia, pela ética e combate à corrupção e exijo a retirada da tramitação das reformas que impactam na retirada dos direitos da classe trabalhadora e que só favorecem os financiadores da corrupção.

Em defesa da democracia
As denúncias da prática de atos de corrupção praticadas pelo presidente da República, Michel Temer, que estão documentadas em gravação de áudio e vídeo, evidenciam mais uma vez o envolvimento do governo federal, que tenta novamente obstruir os trabalhos da Justiça e vender favores políticos a empresários. Isso mostra claramente que as reformas estão servindo para atender apenas o interesse do capital, principalmente de quem financia as campanhas políticas.
Diante da grave crise política e institucional de nosso país, reafirmo minha defesa pela democracia, pela ética e combate à corrupção e exijo a retirada da tramitação das reformas que impactam na retirada dos direitos da classe trabalhadora e que só favorecem os financiadores da corrupção. Luto por nenhuma reforma e por um governo limpo e transparente, pois é preciso ter credibilidade e confiabilidade para fazer qualquer mudança.

Previdência Rural
Um estudo que tem como base o número de benefícios rurais concedidos no ano de 2015 pelo INSS e o salário mínimo em vigor no país aponta a circulação anual de R$ 7,7 bilhões no Rio Grande do Sul. Isso demonstra que a reforma da Previdência atinge em cheio os municípios que já têm problemas financeiros para manter as políticas sociais. Esse montante vai diretamente para o comércio e os serviços e faz a economia dos municípios girar. As aposentadorias dos trabalhadores rurais representam apenas 12% do total dos aposentados do país. E os gastos com os benefícios da Previdência Social com essa categoria chegam apenas a 8% do montante.

Cadastro Vitícola
Calendário em Flores da Cunha
5/6, segunda-feira – São Roque e Nova Roma.
6 e 7/6, terça e quarta-feira – Travessão Alfredo Chaves.
8/6, quinta-feira – Linha 40 e Medianeira.
9/6, sexta-feira – São João Bosco e Linha 100.
Calendário em Nova Pádua
5 e 6/6 – segunda e terça – Travessão Accioli.
7 e 8/6 – quarta e quinta – Capela Santo Antônio.
9/6, sexta – Travessão Divisa.

Reunião nas comunidades
5/6, 19h30min – Travessão Sete de Setembro, com São Liberal, Lagoa Bela e São Paulino.
7/6, 19h30min – Capela Santa Bárbara, com São Valentin, São João e São Caetano.