Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

EFASERRA

Escola Família Agrícola da Serra está com as inscrições abertas para o próximo ano letivo

A EFASERRA – Escola Família Agrícola da Serra, oferece curso técnico em agropecuária, equivalente ao ensino médio, e o Programa Aprendiz Rural. O ensino e a aprendizagem têm como base a pedagogia de alternância.
A escola tem como objetivo promover a integração e a formação integral dos filhos de agricultores, proporcionando o desenvolvimento do meio onde estão inseridos e de formar uma consciência coletiva sobre a situação de seu próprio ambiente. A escola valoriza a capacidade de cada estudante e desenvolve o espírito de iniciativa e criatividade, trabalho coletivo e senso de responsabilidade e de solidariedade.
As atividades na escola são relacionadas à realidade dos estudantes. Ela visa a busca de alternativas para incentivar a permanência dos jovens no meio rural com qualificação, desenvolvimento sustentável do meio ambiente, geração de renda e qualidade de vida para as famílias.

Pedagogia da alternância
A EFASERRA tem como base a pedagogia da alternância. Nessa modalidade de ensino/aprendizagem, os alunos permanecem uma semana na escola em regime de internato e outra junto à sua família, realizando atividades práticas em sua propriedade, o que permite ao jovem manter o vínculo com a terra e a atividade prática.

Inscrições
A Escola Família Agrícola está com as inscrições abertas para o próximo ano letivo. Os interessados deverão providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, cartão do SUS, histórico escolar, foto 3x4, carteira de vacinação, comprovante de residência, talão de produtor e DAP. Mais informações com a EFASERRA: (54) 3026 8522 e (54) 2132 5013, ou, junto ao STR: (54) 3292 7500.