Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Dispensa do CAR

Se o governo não cumpre com seu dever, por que o agricultor deve cumprir?

Dispensa do CAR
Defendemos o fim da obrigatoriedade do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a agricultura familiar. O pedido será feito à ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Como se passaram dois anos e mais um agora de prorrogação, começamos a questionar sobre a real necessidade do cadastramento e também sobre o custo que o mesmo irá gerar, onerando ainda mais os proprietários de imóveis rurais. No novo Código Florestal foi aprovado o pagamento por serviços ambientais para os proprietários que preservarem o meio ambiente. Essa parte da legislação não está sendo cumprida. Se o governo não cumpre com seu dever, por que o agricultor deve cumprir? A demanda pela dispensa do CAR aos agricultores familiares é justa e vem crescendo com o apoio do movimento sindical.

Embalagens de agrotóxicos
No final de maio será realizada a Campanha de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos em Flores da Cunha. Serão recebidas apenas embalagens vazias de agrotóxicos; as peças rígidas devem estar lavadas triplamente; as flexíveis (sacos) não podem ser lavadas e devem ser colocadas em um saco destinado só para elas. As caixas de papelão devem ser devolvidas desmontadas. Além disso, pede-se aos agricultores que levem uma relação com a contagem das embalagens. Confira o calendário.
27/5 – Quarta-feira
8h30min às 11h – Mato Perso (Santa Juliana) e subprefeitura (São Tiago e São Vitor).
13h30min às 17h – Otávio Rocha (Travessão Carvalho, Nova Brasília, São Francisco e Santa Justina).
28/5 – Quinta-feira
8h30min às 11h – Travessão Alfredo Chaves (Linha 40, Medianeira, São Martinho, Linha 100 e capela São Paulo).
13h30min às 17h – Nova Roma (Monte Bérico, Santa Líbera, São Valentim, São João e Santa Bárbara – Fulina).
29/5 – Sexta-feira
8h30min às 11h – São Roque (Serra Negra, Sete Setembro, Lagoa Bela, São Vitor, Nª Sª do Carmo e Restinga).
13h30min às 16h – Linha 80 (Linha 60, São Gotardo e São Cristovão).