Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Dirigentes Sindicais do RS no Grito da Terra

Mais de 300 dirigentes sindicais se juntaram aos mais de 5.000 agricultores dos demais Estados...

Mais de 300 dirigentes sindicais, representando as 23 regiões do Estado do Rio Grande do Sul, se juntaram aos mais de 5.000 agricultores dos demais Estados e estiveram em Brasília durante esta semana para participar da 16ª Edição do Grito da Terra Brasil, que é o maior movimento reivindicatório dos trabalhadores rurais do país.

As reivindicações dos agricultores familiares envolvem mais de 220 itens que foram entregues junto a 15 ministérios em Brasília. Os pedidos vão desde os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, que são os ministérios diretamente ligados aos produtores rurais e que tiveram o maior rol de pleitos, até o Ministério das Relações Exteriores no qual acontecem os debates e as decisões sobre as negociações internacionais junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), as quais influenciam diretamente na atividade e na vida dos agricultores.

Outra questão muito importante e que mereceu destaque na pauta de reivindicações, refere-se ao meio ambiente. Os pequenos agricultores querem que as atividades hoje realizadas em áreas de preservação permanente, as chamadas APPs, nas encostas dos morros e outras áreas, não sejam suspensas, como está previsto no novo Código Florestal Brasileiro. Pois isso inviabilizaria, por exemplo, mais de 50% dos parreirais da nossa região, que estão localizados em áreas de acentuado declive. Os agricultores reivindicaram ainda a renegociação das dívidas agrícolas, melhorias na educação do meio rural, saúde, previdência social, reforma agrária, seguro agrícola, pesquisa e assistência técnica, garantia de renda e do cumprimento dos preços mínimos dos produtos agrícolas, entre outros itens.

Cadastro do CCIR
Informamos e lembramos a todos os proprietários de imóveis rurais que ainda não atualizaram o Certificado do Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) junto ao INCRA, referente aos anos de 2006/2007/2008 e 2009, que os mesmos passem na sede do STR munidos do antigo do CCIR a fim de regularizar o referido cadastro.

Feira Brasil Rural
A Feira Brasil Rural 2010 que acontece no Cais do Porto em Porto Alegre e que teve sua abertura ontem dia 13 e se estende até domingo dia 16, conta com a participação de mais de 55 agroindústrias e artesanatos familiares do Estado. A Feira tem como objetivo promover o comércio e oportunizar aos agricultores familiares a venda de seus produtos diretamente ao consumidor da Capital.

Convênio
O massoterapeuta Moacir Marin integra a lista de profissionais da área da saúde conveniados com o STR. Ele atende na Rua Frei Eugênio, 116 – sala 202 no Centro de Fores da Cunha. Todo o associado que necessitar de massagem corporal terapêutica, descompressão e outros procedimentos obterão desconto especial.

Campanha

Informamos a todos os associados do STR que a “Campanha Pagar Mensalidades dá Prêmios” continua também nesse ano. Todo o associado que pagar as mensalidades de 2010, além de usufruir dos serviços, benefícios e convênios que a entidade oferece, concorre a 10 valiosos prêmios. O sorteio dos prêmios da Campanha será realizado durante a 16ª Festa do Aposentado de Flores da Cunha e Nova Pádua que acontecerá no dia 11 de dezembro de 2010.