Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Dia do trabalhador

O dia 1º de maio é um dia especial por representar...

O dia 1º de maio é um dia especial por representar uma data de homenagens ao trabalhador que se constitui numa figura fundamental para o progresso e a prosperidade do país. O trabalho é a mola mestre que impulsiona a geração de riqueza do país. Os trabalhadores têm avançado muito nos últimos anos e obtido muitas conquistas, porém, temos muito a avançar, principalmente em relação à remuneração através de um salário justo que proporcione às famílias as condições necessárias para uma vida digna. Outra reflexão que deve ser feita em relação ao trabalhador, é sobre a oneração excessiva. O fruto do seu trabalho, que é a renda do trabalhador, segundo estudos, transferida para pagar impostos e tributos, corresponde a quatro meses de salário. Essa transferência nem sempre tem a contrapartida dos serviços públicos. Precisamos proporcionar condições dignas de trabalho e valorizar os trabalhadores por tudo o que representam para o desenvolvimento e crescimento da nação.
Convênio
Informamos aos associados que nesta semana o STR firmou convênio com a psicóloga Dra. Patrícia Ignez Schiavenin, especialista na área cognitivo-comportamental. Ela atende em seu consultório na Rua Pinheiro Machado, 2076, sala 501, centro de Caxias do Sul, o telefone é 8112.7662. Os associados que necessitarem de atendimento obterão preços especiais.
Horti Serra Gaúcha
A 4ª edição da Horti Serra Gaúcha acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de maio, nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul. Serão disponibilizadas palestras, dinâmicas, tecnologias de ponta e negócios para que a propriedade rural gere mais lucro e qualidade de vida aos agricultores. No dia 18, o enfoque será sobre a vitivinicultura, no dia 19 sobre fruticultura e no dia 20 sobre horticultura e floricultura. As inscrições feitas com antecedência junto ao STR serão gratuitas. Já quem se inscrever no local terá que pagar uma taxa.
Vinhos importados também serão selados
O Tribunal Regional Federal da Primeira Região de Brasília revogou a liminar que desobrigava os associados da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) de colocar o Selo de Controle Fiscal nos vinhos importados. Agora, todos os vinhos – nacionais ou importados –, associados ou não à ABBA, passam a seguir a norma vigente (IN-RBF 1026/2010 e IN-RBF 1065/2010), que obriga a colocação de selos da cor vermelha nos produtos importados e da cor verde nos nacionais desde o dia 1º de janeiro deste ano. Conforme a Receita Federal, já foram entregues cerca de 10 milhões de unidades de selos para os vinhos importados no primeiro trimestre deste ano. Os efeitos desta decisão devem se estender inclusive aos vinhos que entraram no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2011 e continuam sem selo com base na liminar conquistada pela ABBA, a qual acaba de ser revogada pelo TRF1. Não há que se falar em ilegalidade do selo. Se fosse mantida a liminar inicial, seria grande a perda na arrecadação tributária, acarretando graves prejuízos à ordem econômica, além de afetar o mercado de vinhos.