Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Desperdício de alimentos

Cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano

Cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano, ou 1,2 bilhão de toneladas, é desperdiçado todos os anos, segundo dado da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Todos os anos, consumidores nos países ricos desperdiçam tanta comida (222 milhões de toneladas) quanto a produzida na África Subsaariana (230 milhões de toneladas). O volume perdido ou desperdiçado mundialmente todos os anos equivale a mais da metade das 2,3 bilhões de toneladas de cereais produzidas em 2009/2010. Vejam quantas pessoas que passam fome no mundo poderiam se alimentar.
Grito da Terra Brasil
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag – realizou nesta semana, juntamente com as Federações e STRs de todo o país a 17ª edição do ‘Grito da Terra Brasil’. O objetivo deste movimento dos trabalhadores rurais é a busca de avanços nas políticas públicas de combate à pobreza, infraestrutura no campo e sustentabilidade econômica, ambiental e controle social.
A pauta de reivindicações trata da reforma agrária, dos preços dos produtos agrícolas, do seguro rural, dos benefícios previdenciários, da saúde, educação, assistência técnica, entre outros temas.
Comitiva gaúcha
Cerca de 500 lideranças do estado participaram nessa semana em Brasília do ‘Grito da Terra’, que se somaram às mais de 4.500 pessoas de outros estados.
As edições do GTB trouxeram importantes conquistas para os trabalhadores rurais, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF – dos benefícios previdenciários, entre outros. Do nosso STR participaram dois representantes.
Curso de lideranças
O Instituto de Formação de Lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag – realizou na semana passada o 1º Módulo do curso de formação deste ano.
São cerca de 40 participantes que vão se reunir em mais três módulos de quatro dias de duração até o final do ano. Entre os participantes desse importante curso estão duas trabalhadoras rurais que fazem parte da diretoria do nosso STR, sendo uma representando Flores da Cunha e uma representando Nova Pádua. A elas desejamos muito proveito no curso.
Cadastro florestal
Informamos que foi prorrogado o prazo de atualização do cadastro florestal. Todos os agricultores que exercem atividade de produção de lenha ou carvão, tem até o dia 30 de junho para atualizar o cadastro. Manter o cadastro em dia é importante pois possibilita a emissão da Certidão de Registro do Cadastro Florestal que está contemplado na lei 8.109 e quem não cumprir a legislação poderá ser multado.