Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Desastre eletrônico

É extremamente preocupante a condição do Brasil como um dos países com maior índice de produção do chamado lixo eletrônico entre as nações em desenvolvimento.

É extremamente preocupante a condição do Brasil como um dos países com maior índice de produção do chamado lixo eletrônico entre as nações em desenvolvimento. Segundo ranking do Programa para o Meio Ambiente (Pnuma) da ONU, o Brasil abandona 96,8 mil toneladas só de computadores por ano. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Mas, per capita, o Brasil é o líder. Por ano, cada brasileiro joga fora o equivalente a 0,5 kg desse lixo eletrônico. Na China, com uma população bem maior, a taxa per capita é de 0,23 kg, contra 0,1 kg na Índia.
O Brasil não tem estratégia para lidar com o fenômeno e o tema sequer é prioridade para a indústria. O país é também a nação emergente que mais toneladas de geladeiras abandona a cada ano por pessoa e um dos líderes em descarte de celulares, TVs e impressoras.
Justamente por isso, é urgente o alerta para os riscos de um grave desastre que certamente teremos se não regrarmos adequadamente o descarte dos equipamentos eletroeletrônicos de utilização cada vez mais intensa no nosso cotidiano doméstico, de trabalho e de estudos, e que contém materiais pesados. Estas substâncias noviças, como o chumbo, que podem se infiltrar no subsolo, contaminando lençóis freáticos e poluindo as águas, são ameaças danosas à saúde e à própria vida humana.
Temos que nos antecipar e evitar o desastre ambiental anunciado, praticar o desenvolvimento sustentável e aproveitar para gerar emprego e renda e, ainda incluir digital e socialmente.

Cadastro vitícola
Informamos a todos os viticultores que porventura ainda não fizeram o cadastro vitícola, que procurem fazê-lo até o dia 20 de agosto, pois a partir do dia 23, a equipe do STR estará iniciando os trabalhos do ITR 2010, cujo calendário será divulgado oportunamente.

Expointer 2010

Como ocorre todos os anos, o STR está programando visita dos produtores à Expointer 2010, que acontece em Esteio.
O ônibus estará à disposição dos interessados no dia 2 de setembro, com saída às 6h30min em frente ao STR e retorno previsto para às 18h. Interessados podem se inscrever junto ao STR até o dia 30 de agosto.

Eleições do STR
Informamos a todos os associados que nos dias 29 e 30 de agosto estarão ocorrendo as eleições do STR. Como prevê o estatuto, o voto é obrigatório e quem não votar está sujeito a pagar multa. Portanto, devem votar: sócios há mais de 6 meses (associados até fevereiro/2010); a mensalidade deve estar paga até o mês de julho/2010; mulheres também devem votar; documento: carteira de sócio(a).
No domingo, dia 29, haverão urnas em: Mato Perso, Travessão Carvalho, Otávio Rocha, Travessão Alfredo Chaves, Salão Paroquial de Flores da Cunha e de Nova Pádua.
Na segunda, dia 30, haverão urnas somente na sede do STR em Flores da Cunha e em Nova Pádua. O horário das eleições será das 8h às 17h.