Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Demanda da agricultura familiar

A Fetag-RS apresentou uma série de demandas e questões que precisam ser tratadas, urgentemente, pela bancada gaúcha da Câmara dos Deputados para auxiliar a agricultura e a pecuária familiar

A Fetag-RS apresentou uma série de demandas e questões que precisam ser tratadas, urgentemente, pela bancada gaúcha da Câmara dos Deputados para auxiliar a agricultura e a pecuária familiar, dentre elas, os itens restantes da pauta da estiagem que ainda não foram atendidos, a destinação de recursos suficientes para atender o setor no próximo Plano Safra – fato que está causando grande preocupação para os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais – e questões relacionadas a saúde e a previdência social.
Também foram apresentadas as prioridades macro, para que os parlamentares possam se debruçar nos próximos dias, como o orçamento – que neste ano foi de R$ 16 bilhões, considerado incompatível com a realidade –, revogação da Política de Paridade Internacional praticada pela Petrobras, realização de auditoria da dívida pública e para que se tenha orçamento adequado para que as políticas públicas da agricultura e da pecuária familiar possam ser operacionalizadas.
Será marcada, também, uma reunião com o ministro da Casa Civil do Governo Federal, Ciro Nogueira, com os ministérios da Economia, da Agricultura, do Planejamento e o Banco Central para tratar sobre as pautas relatadas.
É importante que a bancada federal, independentemente de partido, esteja unida em torno da agricultura e da pecuária familiar para sanar os problemas e estimular o setor.

Expointer 2022
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou no Diário Oficial do Estado, na última semana, o regulamento geral da 45ª Expointer, que ocorrerá no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 27 de agosto a 4 de setembro.
De acordo com o regulamento, podem participar como expositores os criadores de animais, agropecuaristas, empresas industriais e comerciais de máquinas, implementos e equipamentos, produtos agropecuários e agrícolas. As agroindústrias familiares terão espaço para abrigar mais de 200 empreendimentos junto ao Pavilhão das Agroindústrias.
As inscrições poderão ser feitas junto ao STR, até o dia 30 de junho.

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos
Este ano haverá alterações na forma de recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos em Flores da Cunha. Orientações sobre o procedimento: é necessário apresentar o talão de produtor e a relação com a contagem de todas as embalagens devolvidas; o atendimento será individual; as embalagens devem estar limpas e separadas adequadamente; após a correta devolução será entregue o Comprovante de Entrega; não serão recebidas embalagens sujas e/ou com restos de agrotóxicos; para a devolução de agrotóxicos vencidos ou sobras, é necessário o agendamento com a Secretaria da Agricultura.

Calendário:
Segunda-feira, dia 27
Mato Perso – 8h30min às 11h 
Otávio Rocha – 13h30min às 16h
Terça-feira, dia 28 
Alfredo Chaves – 8h30min às 11h 
Nova Roma – 13h30min às 16h
Quarta-feira, dia 29 
São Roque – 8h30min às 11h
Linha 60 – 13h30min às 16h