Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Declaração de rebanho

Obrigatoriedade da Declaração Anual de Rebanho deve ser feita até 31 de outubro

A Secretaria Estadual da Agricultura determinou, através da Instrução Normativa 015/2020, a obrigatoriedade da Declaração Anual de Rebanho que deve ser feita até 31 de outubro de 2020. Essa atividade faz parte do plano estratégico que visa a retirada da vacina da febre aftosa no Estado. Portanto, orientamos a todos os proprietários de animais que não deixem de fazer mais essa tarefa dentro do prazo estabelecido.

Reforma tributária
A proposta de reforma apresentada pelo Governador do Estado que, dentre de outros itens, prevê o aumento do ICMS de 18 para 25% do vinho e a retirada da isenção fiscal dos hortifruti nos causa muita indignação. O vinho, em alguns países, é considerado alimento e seus Governos subsidiam a produção. O vinho brasileiro possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo, chegando em média a mais de 40%.
Estamos trabalhando junto aos deputados e demais entidades do setor para não permitir que isso aconteça. Entendemos que ao invés de onerar ainda mais esse importante setor da economia gaúcha, o Governo deveria rever os gastos públicos, as isenções fiscais e acabar com os privilégios e com os gastos desnecessários e não penalizar ainda mais quem trabalha e produz a riqueza deste Estado. A carga tributária já é alta demais para a péssima qualidade dos serviços públicos que são oferecidos à sociedade.

Homenagem
O STR presta sua homenagem, neste dia 25 de julho, dedicado aos colonos pelo árduo trabalho e dedicação dessa brava gente que exerce uma das profissões mais nobres que é a produção de alimentos. E o fazem enfrentando muitos desafios e fatores incontroláveis, como o clima, as intempéries, as pragas e as incertezas do mercado.
É digno homenagear os agricultores e reconhecer a importância de sua profissão. Seu trabalho muito representa para a economia e para a sociedade brasileira.
Milhões de empregos são gerados pela agricultura e sua contribuição e participação no PIB e no equilíbrio da balança comercial são fundamentais para o país.
É essencial assegurar aos produtores brasileiros programas e políticas públicas de apoio para que continuem sendo ousados e empreendedores para fornecer alimentos saudáveis, seguros, adequados e acessíveis a todos os consumidores. Isso é dever dos Governos, das entidades e de toda a sociedade. 
O STR renova seu compromisso de continuar seu trabalho na defesa da categoria e na busca de melhores condições de vida para todas as famílias do meio rural. Que os agricultores sejam cada vez mais valorizados e reconhecidos pela sua importância. A todos nosso reconhecimento e gratidão!