Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Declaração anual de rebanho

O prazo para Declaração Anual de Rebanho, obrigatória para os produtores rurais, teve início em 1º de junho e se estenderá até 31 de outubro

O prazo para Declaração Anual de Rebanho, obrigatória para os produtores rurais, teve início em 1º de junho e se estenderá até 31 de outubro. Este ano, a atualização cadastral será mais completa, com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal. São detalhamentos técnicos que vão possibilitar uma visão mais aperfeiçoada do tipo de produção, em cada espécie animal, que o Rio Grande do Sul possui.
A Declaração Anual de Rebanho contará com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos deverão ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada na propriedade, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos novos, como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais terão questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros.
A Declaração Anual de Rebanho é obrigatória. Os produtores inadimplentes terão bloqueio do seu cadastro no SDA, não sendo possível a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) a partir de 1º de dezembro. Mais informações junto ao STR.

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos
Este ano haverá alterações na forma de recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos em Flores da Cunha.
Orientações sobre o procedimento:
- É necessário apresentar o talão de produtor e a relação com a contagem de todos as embalagens devolvidas.
- O atendimento será individual.
- As embalagens devem estar limpas e separadas adequadamente.
- Após a correta devolução será entregue o Comprovante de Entrega.
- Não serão recebidas embalagens sujas e/ou com restos de agrotóxicos.
- Para a devolução de agrotóxicos vencidos ou sobras, é necessário o agendamento com a Secretaria da Agricultura.

Calendário
Segunda-feira, dia 27 
Mato Perso: 8h30min às 11h
Otávio Rocha: 13h30min às 16h

Terça-feira, dia 28 
Alfredo Chaves: 8h30min às 11h
Nova Roma:13h30min às 16h

Quarta-feira, dia 29 
São Roque: 8h30min às 11h
Linha 60: 13h30min às 16h