Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Década da Agricultura Familiar

A ONU decretou o período de 2019-2028 como a Década da Agricultura Familiar

Estamos na década da agricultura familiar. A ONU decretou o período de 2019-2028 para que os governantes, junto com as organizações representativas da categoria, promovam ações e políticas públicas para os agricultores familiares e determinou que a  Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) coordene essas ações para o fortalecimento da agricultura familiar durante essa década.

Oportunidade

Isso representa uma grande oportunidade para valorização e reconhecimento do trabalho dessa importante categoria que produz a maior parte dos alimentos. A década prevê ainda ações de combate à fome e à pobreza no meio rural, acesso aos serviços públicos e à política agrícola e agrária.

Plano de ação

O plano de ação da década está alicerçado em vários pilares:

- Criação de um cenário para o fortalecimento da agricultura familiar.

- Apoiar os jovens e garantir a sucessão rural.

- Fortalecer as organizações da agricultura familiar.

- Melhorar o bem estar das comunidades rurais.

- Promover a sustentabilidade da agricultura familiar para garantir a proteção da biodiversidade e do meio ambiente para as gerações futuras.

A década é a soma de um conjunto de oportunidades para avançar no fortalecimento, desenvolvimento e valorização da agricultura familiar, que produz alimentos saudáveis para toda população mundial.

Agroindústrias na Expointer 2021

As agroindústrias familiares interessadas em participar da Expointer 2021 poderão fazer a sua inscrição até hoje, dia 9 de julho, no STR. O pavilhão da agricultura familiar, que no ano passado recebeu os visitantes através de drive thru, agora poderá receber público no formato convencional, com restrições.

Conforme já anunciado pelo Governo do Estado, a Expointer será aberta ao público, mas com controle diário de acesso. A organização trabalha com cerca de 25 mil pessoas por dia nas dependências do Parque Assis Brasil.

No que se refere ao Pavilhão da Agricultura Familiar, o número de agroindústrias deverá ser maior do que o do ano passado, que teve a participação de 55 expositores.

A Fetag-RS, em conjunto com as demais entidades que promovem a Expointer, trabalha para que os expositores tenham segurança para comercializar seus produtos e para que o público possa visitar a feira com a maior normalidade possível dentro do quadro atual.