Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Década da Agricultura Familiar

Com o aumento da população mundial, consequentemente, a demanda por alimentos será maior nos próximos anos

Ocorreu no dia 11 de setembro o lançamento da Década da Agricultura Familiar que será celebrada em todo mundo nos próximos 10 anos.
Estudos estimam que a população mundial tende a aumentar, e muito, nos próximos anos. De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), nos próximos 30 anos, o mundo terá 2 bilhões de habitantes a mais, atingindo a marca de 9,7 bilhões de habitantes. Até 2100, este número pode chegar a 11 bilhões de pessoas.
Com o aumento da população mundial, consequentemente, a demanda por alimentos será maior nos próximos anos. Neste sentido, a ONU declarou o próximo período de 10 anos, de 2019 até 2028, como a Década da Agricultura Familiar.
Ainda de acordo com dados da organização, cerca 90% das 570 milhões de propriedades agrícolas do planeta são administradas por um indivíduo ou por uma família e são dependentes de mão de obra familiar. Elas são responsáveis por 80% de toda a comida do planeta. A organização considera que a agricultura familiar é fundamental para garantir que a produção de alimentos acompanhe o aumento populacional, garantindo que todos tenham acesso a comida. 
Pelos próximos 10 anos, o mundo inteiro falará sobre a agricultura familiar e dos alimentos que dela provém. O intuito da ONU é fazer com que todos os setores da sociedade, desde os produtores até os governantes, possam estar lado a lado discutindo a valorização e a continuidade da agricultura familiar. É preciso que os governos, as entidades representativas e a sociedade entendam a importância das famílias que vivem no campo e que produzem os alimentos que chegam nas mesas, e trabalhando em conjunto para solucionar problemas que hoje afligem algumas cadeias, tais como a do leite, a da uva, a do arroz e outras. Também são necessárias políticas públicas novas, que garantam renda ao produtor e que estimulem a permanência dos jovens nas propriedades rurais, dando continuidade as atividades de suas famílias. A ONU estima que, 80% dos alimentos necessários no futuro, virão da agricultura familiar.
Hoje, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da produção de alimentos do planeta.

Calendário do ITR da próxima semana
Flores da Cunha
Quinta-feira, dia 19/9: Capela São Vitor de Mato Perso
Segunda-feira, dia 23/9: São Liberal e Fulina
Terça-feira, dia 24/9: Lagoa Bela
Quarta-feira, dia 25/9: Flores da Cunha e arredores
Nova Pádua
Quinta-feira, dia 19/9: Sede e Arredores
Segunda e terça-feira, dias 23 e 24/9: Travessão Curuzu

Para a declaração do ITR, os proprietários deverão se apresentar com os seguintes documentos: CPF do proprietário; INCRA 2018 (CCIR); escritura em caso de compra ou venda de imóveis rurais.