Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Da porteira 'pra fora'

Nos últimos anos o produtor brasileiro se modernizou...

Nos últimos anos o produtor brasileiro se modernizou da porteira para dentro para atingir níveis de tecnologia e sustentabilidade compatíveis com as exigências do mercado. No entanto, enfrenta obstáculos para escoar sua produção. Existem muitos problemas de logística, que há muito se discutem e até hoje não foram resolvidos. E isso prejudica a rentabilidade. Num país como o Brasil, que tem dimensões continentais, a solução deste problema é essencial para assegurar a competitividade da agricultura.
O volume do transporte de nossos produtos, feito através de rodovias, chega a 58%, enquanto que o ferroviário é de apenas 25%. Em países desenvolvidos, o modal ferroviário é o principal meio de escoamento. Enquanto eles desembolsam R$ 170 pelo transporte por tonelada, nós gastamos R$ 300. Além disso, no Brasil temos poucas rodovias duplicadas e o sucateamento das linhas ferroviárias dificultam o escoamento, a distribuição e encarecem a produção agrícola, perdendo até 20% da renda com o transporte. Essas dificuldades de logística diminuem o potencial competitivo da agricultura brasileira. O produtor brasileiro busca de todas as formas investir em tecnologia para aumentar a produtividade. De porteira para dentro, o agricultor provou que é moderno e arrojado. É preciso acertar o compasso e modernizar da porteira 'pra fora'.
Aprovação do Código Florestal
A aprovação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados, no último dia 24 de maio, foi um avanço e uma conquista importante para os trabalhadores rurais. O novo Código contempla a maioria das reivindicações dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais no que se refere às áreas de preservação e reserva legal. O mais importante para nossa região é a consolidação das culturas, ou seja, tudo o que está cultivado, mesmo que esteja localizado em área de preservação não terá alteração pela nova lei. Portanto, todos os parreirais e outras culturas que, em grande número, estão localizadas em áreas de preservação, permanecem sem alteração. Agora o novo projeto vai para o Senado e para a sanção da Presidente Dilma e poderá sofrer alterações. É hora de ficarmos atentos para que os avanços sejam garantidos.
Jornada Vitícola
Os interessados em participar da XII Jornada da Viticultura Gaúcha, que será realizada no dia 15 de junho em Monte Belo do Sul, poderão se inscrever até o dia 13 de junho, junto ao Sindicato. O ônibus sairá às 6h30min, em frente ao Sicredi, e com retorno previsto para às 18h. A passagem é gratuita.