Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Custo de produção

A Comissão Interestadual da Uva iniciou, nessa semana, o trabalho de levantamento dos preços de todos os itens que compõem o custo de produção da uva da próxima safra

A Comissão Interestadual da Uva iniciou, nessa semana, o trabalho de levantamento dos preços de todos os itens que compõem o custo de produção da uva da próxima safra. Os valores estão sendo levantados junto aos mais de 500 produtores e casas comerciais de mais de 30 municípios do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Após concluído o trabalho, que possui assessoria do Dieese e da Fetag/RS, o resultado será apresentado ao Governo Federal que, através da Conab, MAPA e Conselho Monetário Nacional, tem a incumbência de estabelecer o preço mínimo da uva.

Homenagem: colonos agricultores familiares
Estamos vivendo na década da agricultura familiar, comemorada em todo o mundo.
No Brasil, nessa semana de 24 a 31 de julho, é celebrada a Semana Nacional da Agricultura Familiar. Ninguém tem dúvidas da importância e do papel da agricultura familiar na produção de alimentos para o mundo todo. Ela responde por cerca de 70% dos alimentos produzidos.
Essas datas são importantes para lembrar, reconhecer e agradecer os agricultores familiares que, com muita coragem e persistência, trabalham de sol a sol. Hoje o agricultor evoluiu muito. As novas tecnologias, a infraestrutura, os equipamentos, as máquinas e os conhecimentos proliferam e se modernizam a cada instante!
Parabéns a todos os colonos agricultores familiares!

Roteiro de reuniões nas comunidades
O STR está promovendo reuniões nas comunidades do interior para tratar de assuntos de interesse da entidade e associados. O início das reuniões é às 19h. Todos estão convidados a participar. Após a reunião será servido coquetel de confraternização. Confira o calendário da próxima semana:

Segunda-feira, dia 1º de agosto
Travessão Mützel 
Comunidades convidadas: Leonel, Barra e Belvedere Sonda

Terça-feira, dia 2 de agosto
Travessão Cerro Largo 
Comunidades convidadas: Travessão Acioli e Cerro Grande

Quarta-feira, dia 3 de agosto
Capela Santo Antônio – Travessão Paredes
Comunidades convidadas: Divisa, Bonito, Santo Isidoro