Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Custo de produção da uva

O STR, juntamente com a Comissão Interestadual da Uva, iniciará no dia 25 o trabalho de levantamento do custo de produção da uva da safra 2022/2023

O STR, juntamente com a Comissão Interestadual da Uva, iniciará no dia 25 desse mês o trabalho de levantamento do custo de produção da uva da safra 2022/2023.
A pesquisa será realizada em mais de 30 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o que contabiliza mais de 470 produtores e aproximadamente 60 casas agrícolas dessas regiões produtoras.
O estudo leva em consideração todos os gastos com mão-de-obra, insumos, máquinas, equipamentos, entre outros.
O trabalho deverá ser concluído na primeira quinzena de agosto. Após a conclusão do estudo, a Comissão Interestadual da Uva iniciará os trabalhos com vistas a fixação do preço da uva da próxima safra.

Agricultura familiar
Todo dia, no seu café, almoço e no jantar, têm alimentos produzidos por agricultores familiares. São homens e mulheres, jovens ou idosos, que trabalham do amanhecer ao anoitecer e, com apenas 23% das terras agricultáveis, produzem 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros.
A resistência, o protagonismo e a força do trabalho destes homens e mulheres mantêm a multifuncionalidade da agricultura familiar na produção de alimentos, na preservação dos recursos naturais, do meio ambiente e da cultura.
Segundo dados do IBGE, a agricultura familiar mantém 10,1 milhões de postos de trabalho e sua produção representa 23% do PIB agropecuário e transfere mais recursos (em 70% dos municípios) do que o Fundo de Participação (FPM), dinamizando a economia de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes.
Os dados da FAO mostram que a agricultura familiar produz 80% dos alimentos consumidos pelas populações do mundo. Reconhecendo sua importância estratégica no combate à pobreza e à fome, as Nações Unidas decretaram a Década da Agricultura Familiar (2019 a 2028), como forma de fortalecer e valorizar o trabalho dos agricultores familiares.
Os Sindicatos têm a Década da Agricultura Familiar como prioridade na sua prática sindical e, todo o ano, entre suas ações, promovem a Semana Nacional da Agricultura Familiar, instituída pela Lei nº 13.776/2018, tendo por referência a data de 24 de julho.
Agricultura Familiar: quem não vive dela, depende dela para viver!

Roteiro de reuniões nas comunidades
O STR estará promovendo reuniões nas comunidades do interior para tratar de assuntos de interesse da entidade e associados. O início se dá às 19h. Convidamos todas as famílias para participar. Após a reunião, será servido coquetel de confraternização. Confira o calendário da próxima semana:

Segunda-feira, dia 18 
Santa Bárbara

Comunidades convidadas: São João, São Valentin e São Caetano
Terça-feira, dia 19
Monte Bérico

Comunidades convidadas: Nova Roma, Santa Libera e Fulina
Quarta-feira, dia 20
São Vitor 

Comunidades convidadas: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora    do Carmo e São Roque