Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Cursos 2015

Programação deve ser conferida no STR.

A agenda dos cursos de formação e capacitação para produtores rurais associados elaborada em parceria com o Sebrae-RS para este ano está à disposição dos interessados. A programação com datas, horários e temas a serem desenvolvidos atende a necessidade dos agricultores no sentido de proporcionar conceitos de empreendedorismo, gestão, inovação e acesso ao mercado. Interessados devem se inscrever junto ao STR – 3292.7500.
Romaria da Terra
Com o tema Sucessão Rural Familiar, Políticas Públicas e Sustentabilidade e o lema Eu darei a terra para a sua descendência, ocorrerá no dia 17 de fevereiro, na cidade de David Canabarro, a 38ª Romaria da Terra. Será um momento de reflexão sobre o uso consciente e racional da terra em favor de todos. A terra não pode ser uma simples mercadoria para produzir lucro. Ela tem a nobre função de produzir alimentos para a vida. É um dom de Deus.
Agricultura familiar
A agricultura familiar terá destaque na 13ª Fenavindima entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março. Haverá exposição de máquinas, visita às estações de demonstração de culturas diferenciadas e oficinas sobre produção sustentável. A Semana da Agricultura Familiar é uma promoção do STR, Emater-RS, Secretaria e Conselho Municipal da Agricultura.
Normas safra 2015
Confira algumas normas do Decreto 8.198 para o bom andamento da safra da uva – Artigo 2º: A uva transportada para fins industriais, dentro da zona de produção, deverá ser acondicionada em caixas de plástico de 20kg ou em lonas atóxicas para proteção das mesmas; Artigo 4º: A entrega das uvas para processamento deverá ser feita por agendamento prévio entre o viticultor e o estabelecimento processador; Artigo 6º: A determinação do grau glucométrico (teor de açúcar em grau babo) deverá ser feita no prazo máximo de três horas após a chegada da uva dentro do horário de trabalho da indústria, respeitando agendamento; Artigo 9º: Toda a indústria vinícola fará constar na nota de entrada da uva o número atualizado do cadastro da propriedade vitícola; Artigo 10º: A remuneração da safra se dará conforme acerto entre as partes, tendo como parâmetro as Normas Específicas de Uva Industrial – Safra 2014-2015; Artigo 11º: Sugere-se que o acerto de contas entre viticultor e estabelecimento processador seja realizado até 30 de junho deste ano.