Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Curso de Apicultura

O aluno deverá frequentar o curso com vestimentas de segurança como macacão, botas e luvas e deverá informar se for alérgico a abelhas

Inicia no dia 28 de março e continua nos dia 4, 11 e 18 de abril, das 9h às 11h45min e das 13h às 16h, o curso de apicultura com manejo de alta produtividade.
O local da realização é na Rua Alexandria (Empresa Safit) em São Gotardo, Flores da Cunha.
Durante os quatro encontros vão ser repassadas aulas teóricas e práticas sobre a instalação e manejo de apiário, introdução de rainhas, métodos e técnicas para a produção de mel.
O aluno deverá frequentar o curso com vestimentas de segurança como macacão, botas e luvas e deverá informar se for alérgico a abelhas.
Os interessados deverão se inscrever até o dia 13 de março na Florença Comercial Agro. Outras informações pelo fone (54) 3279 3600 ou 9.9967.7252 com Ivanor.

Emissão do CCIR 2019
O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.
O CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola pois é exigido por bancos e agentes financeiros.
Para emitir o CCIR 2019 é necessário que o proprietário apresente um recibo de qualquer ano anterior e, após, faça o pagamento nas redes de atendimento do Banco do Brasil.

Vacinação contra febre aftosa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o Rio Grande do Sul a antecipar a vacinação contra a febre aftosa de maio para março. A decisão do Ministério foi tomada no dia 21 de fevereiro, atendendo a uma solicitação encaminhada pela Secretaria da Agricultura do Estado.
Com isso, a campanha de vacinação será feita de 16 de março até 14 de abril de 2020. Essa ação visa manter a possibilidade de o estado, caso cumpra todos os requisitos e ações prevista do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), pleitear o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação perante à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em maio de 2021. Atualmente, o RS tem aproximadamente 13 milhões de bovinos e teve o último registro da doença em 2001.

Dia Internacional da Mulher
No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Mulher é assim!!! Um pouco de tudo em si, um pouco de si em tudo. Tudo cabe em sua mente plural. Família, trabalho, filhos, amigos e tudo mais que vier em sua direção. Cabe o mundo em sua cabeça e seu coração.
A todas as mulheres e de modo especial às trabalhadoras rurais, nosso reconhecimento e gratidão por tudo o que contribuem para o bem da categoria.