Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Curso Boas Práticas Agrícolas

A qualificação ocorrerá no dia 13 de abril, a partir das 13h30min, no Casarão dos Veronese, no distrito de Otávio Rocha.

Curso Boas Práticas Agrícolas
Informo que estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de Boas Práticas Agrícolas (BPA) ministrado pela equipe do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua e do Conselho Municipal da Agricultura. A qualificação ocorrerá no dia 13 de abril, a partir das 13h30min, no Casarão dos Veronese, no distrito de Otávio Rocha.
Os principais enfoques são a produção de alimentos respeitando todas as exigências agronômicas, ambientais, biológicas, legislativas e sociais, reforçando o compromisso de fornecer à sociedade tranquilidade na aquisição e consumo de produtos e, dessa forma, consolidar a segurança alimentar. Lembro que a capacitação é condição imprescindível para poder renovar a Declaração de Produção e Intenção de Plantio, documento necessário para poder atuar na comercialização na Ceasa. As inscrições podem ser realizadas no escritório da Emater – outras informações pelo telefone 3292.1247.

Vinho Colonial
Na próxima terça-feira, dia 10 de abril, a partir das 14h, no auditório do STR, será realizada reunião sobre a elaboração do vinho colonial. O objetivo do referido encontro é repassar informações sobre a formalização da produção e comercialização do produto e de como estruturar o negócio em conformidade com as normas, agregando renda à família e mantendo essa centenária tradição da cultura da produção de uva e elaboração do vinho colonial. Serão apresentados ainda os requisitos e limites para produção e comercialização, bem como as diretrizes para o registro do produto.
Um dos maiores avanços desse projeto é a simplificação do processo de legalização do empreendimento, não sendo necessária a abertura de uma empresa, reduzindo com isso os custos e a burocracia para o agricultor familiar. O encontro é aberto a todos os interessados e não tem custos para os participantes.

Assembleia
O STR convida os associados para participarem da assembleia a ser realizada no dia 26 de abril, às 13h30min, no salão paroquial de Flores da Cunha, para tratar da apresentação do balanço financeiro exercício 2017; relatório de atividades da diretoria e departamentos do ano 2017 e assuntos gerais de interesse do quadro social.