Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Crise do leite

320 mil agricultores familiares produzem leite no RS

Pelo menos 20 mil famílias produtoras de leite do Rio Grande do Sul estão sem receber pelo produto entregue desde setembro e, pior, com dificuldades para encontrar compradores para a produção. Recuperar a imagem do produto gaúcho no âmbito nacional é um grande desafio, já que mais de 60% do leite do Estado é comercializado para outras regiões. No Rio Grande do Sul, das 431 mil propriedades rurais de agricultores familiares, cerca de 320 mil se ocupam na produção de leite. Isto mostra a importância social e econômica desse setor para o país. Para enfrentar a crise do leite, que vem se estendendo desde as denúncias das irregularidades, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura e os STRs filiados estão promovendo reuniões e audiências com ministérios e secretarias do Estado. Serão realizadas ainda mobilizações e caminhadas para sensibilizar as autoridades e buscar soluções para amenizar essa crise.
Nota técnica
As instituições do setor vitivinícola solicitam nessa semana, com base na nota técnica elaborada pela Embrapa, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorize a correção do teor alcoólico do vinho até 3°. Os argumentos para a solicitação têm como base o fato de esta safra ter se desenvolvido sob condições meteorológicas consideradas anômalas em nossa região, desde o início do inverno, quando o número de horas de frio foi inferior ao desejado, antecipando com isso a brotação das parreiras. Chuvas excessivas e temperatura acima da média favoreceram a incidência de doenças fúngicas que afetaram a maturação da uva. Já a amplitude térmica reduzida tem provocado a antecipação da colheita em cerca de 15 dias, comparando com anos considerados normais sob o ponto de vista climático. Isso tudo evidencia que as condições meteorológicas dessa safra foram comprovadamente desfavoráveis e, com isso, faz-se necessário a correção do vinho.
CCIR
Informamos a todos os proprietários de imóveis rurais que desde janeiro desse ano é emitido o Certificado do Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) referente aos anos 2010 a 2014. O STR disponibiliza mais esse serviço aos associados gratuitamente. Para renovar o chamado cadastro do Incra os sócios devem comparecer na sede do STR com o CPF e o código do imóvel no Incra.