Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Créditos Consignados

Inúmeros agricultores nos relataram que instituições financeiras estão incorporando créditos consignados nos benefícios previdenciários sem autorização

O Sindicato, junto a Fetag-RS, denunciou aos órgãos competentes e solicitou providências sobre a grave violação ao direito de bem-estar de aposentados e pensionistas rurais em relação a depósitos efetuados sem autorização em suas contas relativos a créditos consignados sem a devida autorização dos mesmos. 
Inúmeros agricultores nos relataram que instituições financeiras estão incorporando créditos consignados nos benefícios previdenciários sem autorização, gerando valores indevidos e juros altíssimos, chegando a 100% ao ano. Verificamos ainda que estão sendo alterados os dados cadastrais que têm como consequência o envio de informações sigilosas. Isso gera profunda indignação, insegurança e revolta dos aposentados e pensionistas.
O STR e a Fetag estão realizando uma ampla e profunda investigação e já oficializaram denúncia ao presidente do INSS pedindo providências urgentes. Alertamos os agricultores para que fiquem atentos, que confiram os valores, que não forneçam dados a pessoas suspeitas e que busquem informações junto ao Sindicato. Se alguém foi lesado com esse tipo de golpe, procure o STR.

Cursos
O STR, junto com outras instituições ligadas ao meio rural, está proporcionando cursos de capacitação para oportunizar a busca de conhecimento dos agricultores sobre diversos temas para que possam planejar ações que venham a contribuir ainda mais para melhorar a eficiência da produção agrícola. Mais informações junto ao Sindicato.

Meio Rural Mais Digital
O meio rural percebeu a importância e a necessidade da tecnologia, da mecanização e da modernização do sistema de produção. O campo vive um momento de transformação adotando modernas ferramentas de gestão com tecnologia e inovação. Os produtores se profissionalizaram e foram assimilando novos conceitos de exercer a atividade agrícola. Para que isso avance e para que todos sejam inseridos no mundo tecnológico, precisamos resolver alguns gargalos em relação à infraestrutura no meio rural. No Rio Grande do Sul muitas propriedades ainda não têm energia elétrica e 14% não possuem telefone. A internet está ausente em 64% dos endereços rurais. Essas são questões básicas para que a inovação possa chegar a todos. 

97 Anos
Nesta semana, o município de Flores da Cunha comemorou 97 anos. Nosso reconhecimento e gratidão a todos que contribuíram e participaram dessa importante trajetória de trabalho, progresso e conquistas. Parabéns, Flores da Cunha!