Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Coronavírus

O STR está realizando atendimento apenas pelo telefone (54) 3292 7500. Nos próximos dias, novas medidas serão implantadas e todos os associados serão informados. 

Em virtude da pandemia do coronavírus, o STR informa que todos eventos, reuniões e atividades externas que geram aglomeração de pessoas estão suspensos.
Atendendo recomendações dos órgãos de saúde do Brasil e do mundo, entendemos que o momento é de minimizar os riscos de proliferação do Covid-19.
O STR tem como princípio a vida e o bem estar das pessoas, sejam elas do interior ou da cidade.
Por isso, informamos que o STR está realizando atendimento apenas pelo telefone (54) 3292 7500. Nos próximos dias, novas medidas serão implantadas e todos os associados serão informados. 

Aplicação BTI
O Programa Municipal de Combate ao Mosquito Borrachudo, iniciou uma nova etapa de aplicação do larvicida Bacillus turinghiensis var – o BTI. O produto biológico atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais aquáticos e deve ser aplicado três vezes nos cursos d’água, com intervalo de quinze dias entre cada aplicação.
Conforme calendário de execução do programa, a primeira aplicação ocorreu dia 14 de março, a segunda aplicação no dia 28 de março e a última no dia 4 de abril. Antes da aplicação do produto é necessário limpeza dos rios e arroios, retirando galhos de árvores, folhas e capins que estejam em contato direto, ou no interior do leito dos mesmos, bem como de todo e qualquer tipo de lixo inorgânico (principalmente plásticos), pois essas práticas evitam a proliferação dos mosquitos que depositam seus ovos em objetos imersos na água limpa e corrente.
Outra medida de controle incentivada é a preservação e recomposição da mata ciliar e o repovoamento com peixes, principalmente com o lambari, que é uma espécie predadora das larvas do mosquito borrachudo. Em caso de chuva, os agricultores devem cancelar a aplicação, em virtude do aumento no volume de águas nos rios e arroios, que reduz a eficácia do produto. A aplicação passa a ser realizada quando baixar o nível da água novamente.

Emissão do CCIR 2019
O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.
O CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola pois é exigido por bancos e agentes financeiros.
Para emitir o CCIR 2019 é necessário que o proprietário apresente um recibo de qualquer ano anterior e após faça o pagamento nas redes de atendimento do Banco do Brasil.