Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Cooperativismo

Integram socialmente as pessoas organizando-as para que possam produzir e comercializar seus produtos com melhores resultados promovendo a inclusão das pessoas.

Cooperativismo
No mês de julho comemoramos o Dia do Cooperativismo. O cooperativismo é um sistema importantíssimo de organização social. As cooperativas são organizações econômicas que contribuem na redução da desigualdade social na geração de emprego. Integram socialmente as pessoas organizando-as para que possam produzir e comercializar seus produtos com melhores resultados promovendo a inclusão das pessoas.
No mundo existem mais de 1 bilhão de pessoas associadas em cooperativas presentes em mais de 90 países e geram 100 milhões de empregos. No Brasil, são mais de 6.600 cooperativas com mais de 9 milhões de associados, gerando 300 mil empregos e respondendo por 3,5% do PIB. Mesmo assim, ainda existe no Brasil um espaço enorme para ampliar esse importante setor de organização da sociedade.
    
Sindicalismo
No mês de julho comemoramos o Dia do Colono e do Motorista. Por isso, reforço a importância do papel desempenhado pela entidade que representa os colonos, que é o sindicato. O sindicato é uma organização de pessoas que tem os mesmos problemas e ideais e pertencem a uma mesma categoria. O sindicato se constitui numa ferramenta de luta e de representação de um grupo. Ele busca melhorias por meio da reivindicação e da defesa dos direitos. Também é sinônimo de defesa, luta e de representação da categoria. Ele celebra convênios, oferece serviços e benefícios, defende a categoria e seus direitos e busca a melhoria da qualidade de vida.
Promove ações e desenvolve inúmeros projetos para valorização de seus associados. Defende melhores preços para os produtos agrícolas. Busca melhorias no atendimento à saúde, defende os direitos previdenciários da categoria. Luta por políticas públicas que beneficiem a categoria, entre elas o seguro agrícola, o crédito, os preços dos produtos, o acesso ao mercado, a flexibilização das leis ambientais e por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades.
Seus pleitos visam sempre a valorização e o fortalecimento dos agricultores familiares, orientando, organizando e incentivando para que permaneçam no meio rural. Que neste mês possamos refletir sobre a importância dos trabalhadores estarem organizados junto às cooperativas e aos sindicatos, pois é com união e organização que construiremos uma sociedade mais justa e igualitária.