Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Convênios, serviços e benefícios

O STR é composto por departamentos que vão desde assessoria jurídica até a assistência técnica

O STR além de cumprir com sua missão que é de representar a categoria dos agricultores familiares e de defender seus direitos, oferece ao seu quadro social vários convênios e inúmeros benefícios e serviços. Sua estrutura é composta por departamentos que vão desde assessoria jurídica até a assistência técnica. Disponibiliza orientação e assessoria para o encaminhamento da documentação para o acesso aos diversos benefícios da Previdência Social. Presta o serviço de preenchimento de notas e resumo de operações do talão de produtor rural. Tem um setor responsável para realização de diversos cadastros. É a entidade credenciada para fornecer a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e demais declarações para outras finalidades sem custo para o associado.
Oferece informações e orientações sobre os diversos programas e políticas públicas e sobre outras questões relacionados com o meio rural. Possui convênio com planos de saúde, farmácias, clínicas de várias especialidades, postos de combustíveis, seguradoras, entre outras, cujo atendimento acontece com descontos especiais.
Essa estrutura, com atendimento diferenciado, está à disposição dos associados como forma de auxiliá-los em todas as suas demandas. 

Agronegócio brasileiro
É o agronegócio brasileiro quem vai atenuar a queda do PIB, melhorar as contas externas e indicar o novo rumo da economia do país após a crise.
O país tem vasta fronteira agrícola, terra, clima, tecnologia e gente capacitada e empreendedora. E deverá se transformar num gigante na produção mundial de alimentos. 
No ano passado, a agropecuária foi responsável por 50% das exportações e 30% dos empregos gerados. O Brasil ocupa o 1º lugar na exportação de soja, café, açúcar, suco de laranja e carne de frango. Ocupa também o 2º lugar em exportação de carne bovina, milho, óleo e farelo de soja. E o 3º como exportador de algodão e carne suína.
A agricultura brasileira move uma cadeia produtiva além de sua porteira. Gira ao seu redor a indústria, o comércio, bens e serviços direta e indiretamente.
A pesquisa, ciência e tecnologia oferecem as condições para atingir altos níveis de produtividade e qualidade da produção agrícola.
O campo precisa cada vez mais do acesso a informatização e estar conectado com o mundo.
A agricultura merece mais reconhecimento e valorização pela função que exerce e pelo potencial que representa na retomada do crescimento econômico do país no pós pandemia.
É da terra que deverá vir a recuperação do país.

Campanhas
Continuam nesse ano as Campanhas da Regional Serra e do STR – Pagar Mensalidade dá Prêmios.
Os associados que pagarem as mensalidades desse ano, concorrerão a prêmios em dinheiro.
O sorteio da Campanha do STR será realizado no dia 5 de dezembro de 2020, dentro da programação da 26ª Festa do Aposentado e da campanha da Regional ocorre no dia 15 de dezembro.